Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

‘Está na hora de ter um presidente da República’, diz Damares sobre Republicanos

Senadora é ex-ministra do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro

Brasília|Rute Moraes, do R7, em BrasíliaOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Damares Alves defende que o Republicanos tenha um candidato à Presidência em 2026.
  • Governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, é mencionado como possível candidato, mas nega a intenção.
  • Bolsonaro, embora inelegível até 2030, ainda é visto como candidato por sua base.
  • Republicanos celebra 20 anos de existência e demonstra crescimento político e filiações em todo o Brasil.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Posição de Damares destoa de aliados de Bolsonaro, que defendem o nome dele para o Planalto Vinicius Loures/Câmara dos Deputados - 25.08.2025

Durante sessão que marca os 20 anos do Republicanos, a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) defendeu que o partido tenha um candidato à Presidência em 2026. Algumas alas da legenda desejam que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), seja candidato. Publicamente, contudo, o governador nega a pretensão.

“Somos o partido que tem o prefeito mais famoso, a senadora mais bonita, o presidente mais querido, um partido que já teve dois vice-presidentes da República e que está na hora de ter um presidente da República. Que viva o partido Republicanos”, afirmou a senadora.


LEIA MAIS

A declaração da parlamentar, ex-ministra do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), destoa da base aliada de Bolsonaro, que ainda defende o nome do ex-mandatário para um segundo mandato, apesar de ele estar inelegível até 2030.

Bolsonaro também se mantém como candidato ao posto. Ele, contudo, é réu no processo sobre a tentativa de golpe após as eleições de 2022 e está em prisão domiciliar desde 4 de agosto.


Além de Tarcísio, outros governadores da direita postulam o comando do Brasil. Os governadores Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União-GO) já são pré-candidatos ao posto.

20 anos do Republicanos

Além de Damares, entre outras autoridades, estiveram presentes na sessão o presidente do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.


Em seu discurso, Motta destacou que o crescimento do Republicanos demonstra que é possível crescer “sem abrir mão de princípios”.

“O Republicanos tem demostrado que é possível crescer sem abrir mão de princípios, que é possível inovar preservando valores, que é possível dialogar sem transigir com convicções”, disse.


Já Pereira lembrou que, em todo Brasil, o partido tem mais de 500 mil filiados, dois governadores, dois vice-governadores, dois senadores, 40 deputados federais e 76 deputados estaduais.

Em 2024, o Republicanos elegeu 433 prefeitos, 436 vice-prefeitos e 4.645 vereadores. A legenda tem ainda o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como filiado.

Perguntas e Respostas

Qual foi a declaração da senadora Damares Alves sobre o Republicanos?

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) defendeu que o partido deve ter um candidato à Presidência em 2026 durante a sessão que marcou os 20 anos do Republicanos. Ela afirmou que é hora do partido ter um presidente da República.

Quem é mencionado como possível candidato à Presidência pelo Republicanos?

Algumas alas do Republicanos sugerem que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, seja candidato. No entanto, ele nega publicamente essa pretensão.

Qual é a posição de Damares Alves em relação ao ex-presidente Jair Bolsonaro?

Damares Alves, ex-ministra do governo de Jair Bolsonaro, fez uma declaração que se distoa da base aliada de Bolsonaro, que ainda defende a candidatura do ex-presidente, apesar de ele estar inelegível até 2030.

Qual é a situação atual de Jair Bolsonaro?

Jair Bolsonaro é réu em um processo relacionado à tentativa de golpe após as eleições de 2022 e está em prisão domiciliar desde 4 de agosto.

Quem mais está se posicionando como pré-candidatos à Presidência?

Além de Tarcísio de Freitas, outros governadores da direita, como Romeu Zema (Novo-MG) e Ronaldo Caiado (União-GO), já se declararam pré-candidatos ao cargo.

Quem esteve presente na sessão do Republicanos além de Damares?

Estiveram presentes o presidente do Republicanos, deputado federal Marcos Pereira (SP), o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), o senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR) e o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

O que destacou o presidente da Câmara, Hugo Motta, em seu discurso?

Hugo Motta destacou que o crescimento do Republicanos demonstra que é possível crescer sem abrir mão de princípios e que é possível inovar preservando valores e dialogar sem transigir com convicções.

Quais são os números de filiados e representantes do Republicanos no Brasil?

O Republicanos possui mais de 500 mil filiados, dois governadores, dois vice-governadores, dois senadores, 40 deputados federais e 76 deputados estaduais. Em 2024, o partido elegeu 433 prefeitos, 436 vice-prefeitos e 4.645 vereadores.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.