Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula e premiê da Croácia defendem acordo Mercosul-UE e falam em ‘parceria estratégica’

Presidente encontrou líder europeu na Índia, onde cumpre agenda até domingo (22); depois, ficará na Coreia do Sul até terça-feira (24)

Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O presidente Lula se reuniu com o premiê da Croácia para discutir o acordo Mercosul-União Europeia.
  • Acordo é visto como uma "parceria estratégica" em um cenário de protecionismo global.
  • Objetivo é reduzir tarifas comerciais entre América do Sul e Europa.
  • Lula também enfatizou a necessidade de paz, segurança e fortalecimento do multilateralismo.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula e primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, também conversaram sobre paz PR/Ricardo Stuckert - 19.02.2025

Em viagem à Ásia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu, nesta quinta-feira (19), com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, e reforçou a importância do acordo Mercosul-União Europeia, assinado em janeiro por representantes dos dois blocos econômicos.

O petista afirmou que Plenković vê a parceria como “estratégica” e que a definição do tratado comercial ocorreu em um momento de “recrudescimento do unilateralismo e do protecionismo comercial”.


“Destacamos a importância da assinatura do acordo Mercosul-União Europeia e nossa expectativa de que o instrumento possa entrar em vigor com a [maior] brevidade possível”, escreveu Lula nas mídias sociais.

O acordo cria uma das maiores zonas comerciais do mundo e abre um novo capítulo nas relações comerciais entre a América do Sul e a Europa. A expectativa do governo brasileiro é de que o tratado promova a redução ou a eliminação gradual das tarifas de importação e exportação adotadas pelos países envolvidos.


Veja mais

Lula e Plenković também abordaram temas relacionados à paz e à segurança. Na publicação postada na plataforma X, o presidente brasileiro afirmou que fez críticas aos gastos armamentistas no mundo e que defendeu a necessidade de fortalecimento do multilateralismo, bem como da ONU (Organização das Nações Unidas).

Segunda viagem internacional do ano

O presidente Lula embarcou nessa terça-feira (16) para a Índia e, de lá, seguirá para a Coreia do Sul. A agenda marca a segunda viagem internacional do petista neste ano. Nos países visitados, o líder tratará de temas como fortalecimento do comércio e de parcerias com essas nações.


Na Índia, onde fica até domingo (22), Lula participa da Cúpula sobre o Impacto da Inteligência Artificial e discute acordos bilaterais, principalmente em relação a questões econômicas, turísticas, agrícolas, energéticas e sustentáveis.

Na Coreia do Sul, o presidente ficará até terça-feira (24), durante a terceira passagem pelo país — e a primeira como líder de Estado. Nessa visita, será adotado o Plano de Ação Trienal 2026-2029, voltado a elevar o nível do relacionamento entre os países para uma "parceria estratégica“.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.