Logo R7.com
RecordPlus
R7 Brasília

Lula e premiê da Croácia defendem acordo Mercosul-UE e falam em ‘parceria estratégica’

Presidente brasileiro cumpre agenda na Índia até o dia 22, depois segue para a Coreia do Sul

Brasília|Giovana Cardoso, do R7, em Brasília

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • O presidente Lula se reuniu com o premiê da Croácia para discutir o acordo Mercosul-União Europeia.
  • Acordo é visto como uma "parceria estratégica" em um cenário de protecionismo global.
  • Objetivo é reduzir tarifas comerciais entre América do Sul e Europa.
  • Lula também enfatizou a necessidade de paz, segurança e fortalecimento do multilateralismo.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Lula cumpre agenda na Ásia até o dia 24 de fevereiro PR/Ricardo Stuckert

Na Índia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta quinta-feira (19) com o primeiro-ministro da Croácia, Andrej Plenković, e reforçou a importância do acordo Mercosul-União Europeia, assinado em janeiro por representantes dos blocos. Segundo o petista, Plenković concorda que a parceria é “estratégica” no momento de “recrudescimento do unilateralismo e do protecionismo comercial”.

“Destacamos a importância da assinatura do acordo MERCOSUL-União Europeia e nossa expectativa de que o instrumento possa entrar em vigor com a brevidade possível”, escreveu Lula nas redes sociais.


O acordo cria uma das maiores zonas comerciais do mundo e abre um novo capítulo nas relações comerciais entre a América do Sul e a Europa. A expectativa do governo brasileiro é que o acordo promova a redução ou a eliminação gradual das tarifas de importação e exportação entre os países envolvidos.

Veja mais

Além da discussão sobre o acordo, Lula e Plenković abordaram temas relacionados à paz e à segurança. No texto, o presidente brasileiro comenta, ainda, que fez críticas aos gastos armamentistas no mundo e defendeu o fortalecimento do multilateralismo.


“Também conversamos sobre temas relacionados à paz e à segurança. Lamentei os elevados gastos com armamentos no mundo todo e defendi a necessidade de fortalecimento do multilateralismo e das Nações Unidas”, completou.

Lula na Ásia

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva embarcou na terça-feira (16) para Índia e Coreia do Sul, a ida marca a segunda viagem internacional deste ano. A agenda nos países será voltada ao fortalecimento do comércio e de parcerias estratégicas com os dois países asiáticos. A previsão é de que o petista volte dia 24 de fevereiro.


Na Índia, onde ficará entre os dias 18 e 22 de fevereiro, Lula participará da Cúpula de Inteligência Artificial, além de discutir acordos bilaterais em áreas voltadas, principalmente, para termos econômicos, turísticos, agrícolas, energéticos e sustentáveis.

Na Coreia, o presidente cumpre agenda entre os dias 22 e 24 de fevereiro, será a terceira visita do líder brasileiro ao país, a primeira de Estado. Durante a visita, será adotado o Plano de Ação Trienal 2026-2029, que visa elevar o nível do relacionamento entre os países para uma parceria estratégica.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da RECORD, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.