Vice de Datena, José Aníbal promete creche até as 19h e educação infantil integral
Candidato à vice-prefeitura de São Paulo falou com o R7 sobre seus planos para a educação municipal, caso a chapa seja eleita
Eleições 2024|Vivian Masutti, do R7
Vice na chapa de José Luiz Datena na corrida pela Prefeitura de São Paulo, o economista José Aníbal, 77 anos, cita a universalização da educação em tempo integral, tanto para o ensino infantil quanto para o fundamental, como proposta central da campanha do PSDB.
“É um compromisso do saudoso prefeito Bruno Covas que não foi cumprido pela administração atual. Será uma de nossas principais prioridades”, afirma ele, sobre o programa São Paulo Integral, elaborado na gestão do colega de partido, morto em 2021 em decorrência de um câncer.
Com a piora nos índices que avaliam o ensino fundamental na rede municipal paulista, São Paulo ficou fora da lista das melhores capitais do país. Os dados de 2023, divulgados em agosto pelo Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), serviram de base ao questionamento que o R7 fez aos vices dos seis candidatos com maior intenção de voto à Prefeitura de São Paulo. Foi perguntado ainda se, caso eleitos, eles pretendem investir na contratação de mais professores.
Se necessário, promoveremos concursos públicos para reforçar o quadro de docentes
José Aníbal destaca o compromisso de garantir a alfabetização dos alunos até os 8 anos. “Crianças lendo e escrevendo na idade certa vão ter mais segurança e estímulo para continuar estudando. Além disso, aos 9 anos, elas devem ser capazes de realizar operações matemáticas básicas.”
A capital ficou fora do ranking do top 10 do governo federal nas duas faixas que compõem o ensino fundamental: em 14º lugar nos anos iniciais (do 1º ao 5º ano), sob responsabilidade da gestão Ricardo Nunes (MDB); e em 11º lugar nos anos finais (do 6º ao 9º anos), divididos com o governo estadual, de Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Diante do cenário, o vice de Datena se compromete ainda em investir na formação e na motivação dos professores.
Vamos ampliar o horário de funcionamento das creches para até as 19h, se for a opção mais conveniente aos pais
“Se necessário, promoveremos concursos públicos para reforçar o quadro de docentes. A prefeitura buscará parcerias com instituições como Sesi, Senai, Frente pela Educação Paulistana, Programa Círculos de Leitura e outros que possam ser aliados neste propósito.”
Hoje, o professor que ingressa na rede municipal ganha R$ 5.050, valor reajustado no ano passado. Segundo dados de 2023, o sistema educacional municipal tem mais de 1 milhão de alunos e 4.100 unidades escolares.
José Aníbal fala em estender o período integral a 100% das Escolas Municipais de Educação Infantil, as EMEIs. “Também vamos ampliar o horário de funcionamento das creches para até as 19h, se for a opção mais conveniente aos pais.”
O R7 publica, na sequência, entrevistas com José Aníbal (PSDB), vice de José Luiz Datena (PSDB); Lúcia França (PSB), vice de Tabata Amaral (PSB); Priell Neto (Novo), vice de Marina Helena (Novo); Marta Suplicy (PT), vice de Guilherme Boulos (PSOL); Mello Araújo (PL), vice de Ricardo Nunes (MDB); e Antônia de Jesus (PRTB), vice de Pablo Marçal (PRTB).
Assista às sabatinas realizadas pela RECORD NEWS na íntegra:
Marta Suplicy e Antônia de Jesus não compareceram.
Confira o cronograma das sabatinas do Balanço Geral:
José Luiz Datena (PSDB): confira a entrevista ao R7 e assista à íntegra
Tabata Amaral (PSB): confira a entrevista ao R7 e assista à íntegra
Marina Helena (Novo): confira a entrevista ao R7 e assista à íntegra
Guilherme Boulos (PSOL): entrevista ao R7 e assista à íntegra
Ricardo Nunes (MDB): entrevista ao R7 e assista à íntegra
Pablo Marçal (PRTB): entrevista ao R7 e assista à íntegra