Preço dos carros novos e usados segue em queda em 2023, diz pesquisa
Queda dos preços vem sendo observada há alguns meses em meio à baixa na produção e alta das importações
Autos Carros|Marcos Camargo Jr e Marcos Camargo Jr.
O preço dos carros 0km vem iniciando um processo de queda em todo o país. O Monitor de Variação de Preços — MVP da KBB Brasil mostra que os preços dos modelos 2023 caíram em média -0,38%, mantendo a variação mensal de 0,28%. Os veículos ano/modelo 2024 depreciaram -0,22% no último mês.
No mesmo período, os carros usados também acompanharam a redução com uma queda de preço mais significativa: 1,12% de redução em outubro, também segundo a KBB Brasil.
Os carros considerados usados (de quatro a dez anos de fabricação) também ficaram mais em conta, com destaque para os fabricados em 2020, com queda de 0,94%. Essa redução vem melhorando as vendas de carros usados. Em outubro, as concessionárias e lojas de carros usados venderam 3,7% mais em um total de 11,8 milhões de usados transacionados este ano.
Dados da Anfavea, associação nacional dos fabricantes de veículos, mostram que em outubro o mercado interno cresceu 10,2% nas vendas, mas a produção nacional caiu 4,4%. No total, foram vendidos 206.669 veículos dessas categorias ao longo do último mês, totalizando mais de 1,7 milhão de unidades vendidas no acumulado do ano.
A pesquisa do Monitor de Variação de Preços da KBB Brasil analisou 23.622 versões de veículos 0km, seminovos (até três anos de uso) e usados (entre quatro e dez anos de uso) disponíveis no mercado para fazer o levantamento.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.