Brasil sobe no ranking global de passaportes em 2025
Passaporte brasileiro agora permite entrada sem visto em 170 países
Conexão Record News|Ri7a, a inteligência artificial do R7
RESUMO DA NOTÍCIA

O passaporte brasileiro subiu para a 16ª posição no ranking mundial de passaportes em 2025, segundo a consultoria norte-americana Hayley & Partners. Essa melhoria ocorreu após o Brasil passar a ter acesso sem visto a 170 países, com a inclusão recente da China na lista de destinos liberados.
A consultoria analisa um total de 199 passaportes e 227 destinos para avaliar quais países não exigem visto de entrada. Manuel Furriela, especialista em Direito Internacional pela USP, explicou que, apesar da exigência de visto para os Estados Unidos, muitos países na Europa não exigem visto de brasileiros.
Furriela destacou que o Brasil aplica reciprocidade nas exigências de vistos; se um país exige visto dos brasileiros, o Brasil faz o mesmo para cidadãos desse país. A diplomacia pragmática do Brasil também contribui para a boa aceitação do passaporte brasileiro no exterior.
A mudança na política de vistos da China é atribuída ao crescimento econômico e à internacionalização do país, facilitando o acesso a visitantes internacionais.
Assista ao vídeo - Entenda por que o passaporte brasileiro é o 16º mais poderoso do mundo
Veja também
Assista aos conteúdos da RECORD NEWS de graça e ao vivo no PlayPlus. Baixe o app aqui!
