Logo R7.com
RecordPlus

Rússia e Belarus ensaiam lançamento de armas nucleares táticas

Especialista explica a relação entre os países e prevê que Belarus seja anexada por Putin depois que Lukashenko deixar o poder

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

Após as recentes movimentações militares entre Rússia e Belarus, o presidente bielorrusso Aleksandr Lukashenko declarou que ambos os países planejam ensaiar lançamentos de armas nucleares táticas, com o discurso que as ações fazem parte manobras militares conjuntas.

Em meio às desconfianças da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), o governante garantiu que era de se esperar que tais armamentos fossem testados, mas que o mundo poderia seguir seus dias sem preocupações, já que as tropas dos exercícios militares são de defesa, e não pretendem atacar.

Em entrevista para o Conexão Record News desta terça (16), o professor de relações internacionais Vitelio Brustolin explicou que as ações conjuntas dos governos russo e bielorrusso são demonstrações de poder: “O nome desses exercícios é 'zapad', que em russo significa Ocidente. Aí a gente já tem uma ideia. Uma parte dos exercícios é com o míssil Oreshnik - míssil de médio alcance hipersônico, testado na Ucrânia no ano passado - Isso certamente é uma mensagem, é uma mensagem de força da Rússia e de Belarus”, afirma o especialista.

Vitelio ainda explicou as relações entre os dois países e previu que Belarus se torne parte da Rússia em poucos anos: "É evidente que quando Lukashenko sair do poder, Belarus não será um país independente. As armas nucleares russas não serão retiradas de Belarus. O Putin já afirmou várias vezes que pretende anexar a Belarus até 2030. Agora, diferentemente da Ucrânia, que não quer fazer parte da Rússia, a população de Belarus não tem escolha. Vai passar das mãos de um ditador, o Lukashenko, para as mãos de outro ditador, o Putin".

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.