Logo R7.com
RecordPlus
Jornal da Record News

Análise: Trump usa avanço em acordos sobre TikTok para reforçar imagem de ‘eficiência política’

Ainda que o presidente americano tenha dito que a conversa por telefone com Xi Jinping foi produtiva, o futuro da plataforma nos Estados Unidos ainda é incerto

Jornal da Record News|Do R7

  • Google News

“Esse movimento coloca como uma afirmação que Donald Trump está sendo eficiente como presidente dos Estados Unidos e que ele está conseguindo resolver os problemas que foram colocados por ele ou a partir dele para o eleitorado”, avalia Allam Zimmer, integrante do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos, sobre os avanços apontados pelo republicano nas negociações com Xi Jinping sobre o futuro do TikTok.

Em entrevista ao Jornal da Record News desta sexta-feira (19), Zimmer explica que embora Trump considere como “uma vitória dada”, as divergências nas declarações do chefe de Estado chinês indicam que ainda não há prerrogativa clara de como será o acordo.

“A partir do momento que quem está com pressa é os Estados Unidos, a China tem mais espaço para negociar. [...] Essa questão das patentes é muito delicada e essa é a parte do acordo mais sensível, que é se o algoritmo de fato vai ser vendido, se esse algorítimo é uma tecnologia sensível para o Estado chinês ou para o americano, quem vai administrar isso?”, salienta.

Durante o telefonema dos presidentes, assuntos como a guerra na Ucrânia e a questão do fentanil também foram abordados. Para Zimmer, Trump “está respaldando essas pautas internacionais para não ficar como principal agente a resolver esses problemas”.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.