Alta nas inscrições no Enem reflete esforços de incentivo do governo e aumenta a concorrência
Exame registrou um aumento de 11% nas inscrições em comparação ao último ano e 38% em relação a 2022
Conexão Record News|Do R7
Mais de 4,8 milhões de candidatos se inscreveram para fazer o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. De acordo com o MEC (Ministério da Educação), o número representa um aumento de 11,22% em relação ao ano passado e de 38% em relação a 2022. No ranking dos estados, São Paulo foi o que registrou o maior número de inscritos, seguido por Minas Gerais e Bahia. As provas vão acontecer nos dias 9 e 16 de novembro.
Em entrevista ao Conexão Record News desta quinta-feira (24), Erik Anderson, especialista em legislação educacional e inspeção escolar, explica que a edição de 2025 trouxe diversos fatores de estímulo ao estudante tanto no âmbito educacional quanto em estímulos financeiros, como a isenção na inscrição e o programa Pé de Meia, que garante R$ 200,00 ao aluno de escola pública inscrito no programa que participe da prova.
Outro ponto que facilitou a inscrição foi a pré-inscrição para todos os alunos de escolas públicas, sendo apenas necessário que os alunos confirmem os dados e selecione a opção da língua estrangeira que deseja prestar no exame. Atrelado a esses benefícios, a prova deste ano voltou a garantir o certificado de conclusão do ensino médio para alunos não concluintes que tenham 18 anos completos até a data do Enem e garantam nota igual ou superior a 450 por área de conhecimento e nota mínima de 500 na redação.
Com a maior participação dos alunos, Anderson explica que aumenta também a concorrência, pois, além ser uma oportunidade para quem deseja ganhar um diploma de ensino médio para melhorar o currículo, a prova serve com o vestibular para diversas universidades privadas e públicas — com o Enem sendo a única porta de entrada para as desse segundo grupo. Dessa forma, ele explica que há uma necessidade de um preparo maior nos estudos dos candidatos que sonham com o ensino superior.
Últimas

BC reduz projeção da inflação pela quinta semana consecutiva
IPCA para 2026 ficou em 5,03%, um recuo de 0,12 pontos percentuais em relação à semana passada

Donald Trump anuncia retomada de negociação com o Irã
Presidente afirmou que adiou ataque a instalações iranianas em coordenação com Israel

Travis Scott estreia como ator em 'A Odisseia'
Produção de Christopher Nolan já arrecadou quase US$ 700 milhões nas bilheterias

Gasolina com novo percentual de etanol chega aos postos
Mistura vai passar de 30% para 32% e mudança vai ter validade por 180 dias

Guerra na Ucrânia: Zelensky diz que Rússia usou mísseis norte-coreanos em ataques
Essa seria a primeira vez em quase um ano, indicando que Moscou pode ter recebido novo lote de armas

BC registra déficit recorde de empresas públicas federais
Levantamento desconsidera empresas do setor financeiro, Petrobras e Eletrobras

Iraque nega ter autorizado ataques dos EUA e Arábia Saudita
Washington havia informado que a ofensiva de quarta-feira (29) foi coordenada com Bagdá

Negociações na Venezuela com mediação dos EUA serão retomadas no sábado (1º)
Principal líder da oposição não vai participar; objetivo é reformular sistema político

Faltam 100 dias para o Enem: estudante precisa ter estratégia para se preparar para o exame
Provas acontecem nos dias 8 e 15 de novembro; saiba as principais orientações

Irã lança ataques contra bases militares dos EUA no Kuwait
Autoridades afirmam que ação é resposta à recente agressão norte-americana ao país

EUA proíbem entrada de robôs humanoides importados
Segundo comissão de comunicações do país, dispositivos ameaçam segurança nacional

Estudo aponta grande redução dos estoques dos EUA
Preocupação é que tropas americanas estejam em risco, caso conflito seja totalmente retomado

Inadimplência bancária mantém recorde no mês de junho
Taxa registrada pelos bancos nas operações de crédito permaneceu em 4,7% segundo BC

Estados Unidos lançam nova onda de ataques contra o Irã
Apesar da retomada da ofensiva, o Paquistão afirmou que países seguem com negociações

UE deve investir na construção de sete gigafábricas de IA
Ideia é diminuir distância de potências tecnológicas globais como China e EUA



