Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Em defesa, Bolsonaro chama de ‘ficção’ denúncia da PGR sobre suposto golpe de Estado

Manifestação consta em resposta apresentada pela defesa de Bolsonaro ao STF

Brasília|Gabriela Coelho, do R7, em BrasíliaOpens in new window

Em defesa, Bolsonaro chama de ‘ficção’ denúncia da PGR sobre suposto golpe de Estado ESTADÃO CONTEÚDO

O ex-presidente Jair Bolsonaro chamou de “ficção” a denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) sobre suposto plano de tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A manifestação consta em resposta apresentada pela defesa de Bolsonaro ao STF (Supremo Tribunal federal), nesta quinta-feira (6).

“Ainda que esmerada no vernáculo, a denúncia não pode ser uma peça de ficção, e tampouco preencher suas falhas narrativas com presunções sem nenhum fundamento. Trata-se de peça técnica, que deveria conter a demonstração objetiva e minimamente detalhada dos fatos que a Acusação propõe”, disse.

Leia Mais

Segundo a defesa, “a denúncia é peça essencial, que tanto pode permitir o exercício da defesa, como destruí-lo”. Na mesma manifestação, Bolsonaro pediu ao STF para julgar a denúncia no plenário da Corte.

“Parece ser inadmissível que um julgamento que envolve o ex-Presidente da República não ocorra no Tribunal Pleno. E não se diz isso apenas em função da envergadura do caso, do envolvimento de um ex-presidente e de diversos ex-Ministros de Estado. A necessidade deriva da Constituição Federal e do Regimento Interno dessa Suprema Corte”, disse.


Além disso, Bolsonaro afirmou que não assinou nenhum decreto e não ordenou qualquer ação violenta para restringir ou impedir o exercício de um poder, bem como não tentou depor o governo constituído depois dele.

O ex-presidente disse ainda que nunca praticou e nem determinou que fosse praticada qualquer violência. E jamais tentou impedir ou restringir o exercício dos demais Poderes.


Com o recebimento das respostas, Moraes pode marcar o julgamento para analisar a denúncia na Primeira Turma do STF. O relator deu 15 dias para os denunciados apresentarem defesa.

Caso a denúncia seja aceita pelo STF, os denunciados se tornam réus e passam a responder penalmente pelas ações na Corte. Então, os processos seguem para a fase de instrução, composta por diversos procedimentos para investigar tudo o que aconteceu e a participação de cada um dos envolvidos no caso. Depoimentos, dados e interrogatórios serão coletados neste momento.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.