Polícia Civil do Distrito Federal realiza exposição sobre violência sexual contra as mulheres
Amostra reforça que crimes sexuais não têm relação com as roupas das vítimas; polícial alerta para a importância de denúncias
Brasília|Do R7, em Brasília

A Polícia Civil do Distrito Federal começa nesta quarta-feira (12) a exibir a exposição “Não é sobre o que vestimos”, para conscientizar a respeito da violência contra a mulher. A iniciativa faz parte do calendário de eventos deste mês em celebração ao Dia Internacional da Mulher.
A mostra ficará disponível até o dia 31 de março nos corredores do Departamento da Polícia Especializada das 9h às 18h.
Veja Mais
A abertura da exposição ocorreu às 9h30 desta quarta-feira, durante uma visita de autoridades. A iniciativa apresenta roupas inspiradas nas utilizadas por mulheres reais, vítimas de crimes contra a dignidade sexual, em casos investigados pela PCDF.
O objetivo, conforme a corporação, é desmitificar a ideia equivocada de que a vestimenta da vítima justifica esse tipo de crime. A exposição pretende reforçar que a violência sexual acontece pelo abuso de poder, controle e desrespeito dos agressores, não por algum comportamento ou vestimenta da vítima.
De acordo com a Diretora do Departamento de Polícia Especializada, Ana Carolina Litran, a exposição aborda um tema urgente e essencial. “’Não é sobre o que Vestimos’ nos lembra de um ponto fundamental - nenhuma roupa, atitude ou situação justifica ou desculpa um ato de violência”, afirma.
Além de sensibilizar a sociedade sobre a gravidade do tema, a exposição também busca incentivar denúncias e divulgar os serviços de apoio às vítimas, contribuindo para o rompimento do ciclo de impunidade.
Visite a exposição
- Data: de 12 a 31 de março
- Local: Instalações do Departamento de Polícia Especializada (DPE)
- Horário: das 9h às 18h
Como pedir ajuda
- Disque Denúncia - Ligue 197 ou (61) 98626-1197 (WhatsApp)
- Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher - (61) 3207-6172/ 3207-6195 - Funcionam 24 horas
- PMDF - Ligue 190
- Núcleo de Gênero do MPDFT - (61) 3343-6086 e (61) 3343-9625
- Núcleo de Assistência Jurídica de Defesa da Mulher da Defensoria Pública - WhatsApp (61) 999359-0032
A população, ao presenciar casos de violência contra a mulher, também pode denunciar pelo 190.