Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Irã realiza exercício militar em meio a tensões com EUA e Israel

Exercício militar deve se estender até meados de março, com atuação das forças terrestres, aéreas e navais

Internacional|Do R7

Batizadas de Zolfaghar 1403, as manobras militares iranianas se estenderão do sudeste do país ao norte do Oceano Índico
Batizadas de Zolfaghar 1403, as manobras militares iranianas se estenderão do sudeste do país ao norte do Oceano Índico Divulgação/Ministério da Defesa e Logística do Irã

As forças armadas do Irã darão início a um amplo exercício militar neste sábado (22), em um momento de crescente tensão com Israel e os Estados Unidos devido a manutenção do programa nuclear iraniano. A movimentação ocorre enquanto bombardeiros B-52 americanos realizam sobrevoos na região.

Batizadas de Zolfaghar 1403, as manobras militares iranianas se estenderão do sudeste do país ao norte do Oceano Índico e contarão com a participação de tropas terrestres, defesa aérea e forças navais. Apesar de serem lideradas pelo Exército iraniano, o país também vem realizando treinamentos conjuntos com a Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC), focados na proteção de instalações nucleares estratégicas.

O almirante Habibollah Sayyari, comandante do exercício, afirmou que qualquer ataque aos interesses iranianos será respondido com força. O treinamento deve se estender até meados de março.

Leia mais

A decisão de Teerã ocorre em meio a relatos de que a capacidade de defesa do Irã estaria no nível mais fraco em décadas, após ataques israelenses que teriam prejudicado a rede militar iraniana e a produção de mísseis do país. Segundo fontes de inteligência dos EUA citadas pelo jornal Washington Post, Israel vê o Irã como vulnerável após os bombardeios de outubro que enfraqueceram defesas aéreas.


Os Estados Unidos também intensificaram sua presença militar no Oriente Médio. O Comando Central dos EUA (CENTCOM) confirmou que bombardeiros B-52 realizaram dois sobrevoos na região em um intervalo de 48 horas, destacando a capacidade americana de mobilização em caso de escalada.

Sobre os bombardeiros dos EUA, o almirante Sayyari declarou: “Qualquer inimigo que tente prejudicar nossos interesses por terra, ar ou mar sofrerá grandes danos.”

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.