Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Comercial com Elis Regina feito por IA mostra história da Volkswagen no país

Vídeo usou técnicas de “deep fake” e levantou polêmicas de origem política nas redes sociais

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

“Elis Regina” em uma recriação usando técnicas de inteligência artificial
“Elis Regina” em uma recriação usando técnicas de inteligência artificial

Foi em 1953 que a Volkswagen se instalou na Rua do Manifesto, bairro do Ipiranga em São Paulo, para dar vazão a uma enorme demanda de produção do Fusca, carro que chegou três anos antes ao Brasil. Naquele momento, a Volkswagen se associava a Brasmotor para montar kits em CKD vindos da Alemanha. 70 anos depois, na era da mobilidade elétrica, dos aplicativos e da internet conectada ao carro e da inteligência artificial, a marca comemora sua história com um vídeo onde a cantora Elis Regina, morta em 1982, aparece sorrindo com uma Kombi ao volante.

VW 70 anos | Gerações | VW Brasil. Veja o comercial!!

O comercial foi criado por inteligência artificial usando a técnica de “deep fake” e “deep dub” onde as vozes e projeções do rosto de Elis foram sobrepostos a uma dublê de corpo. O resultado impressiona pela veracidade imposta pelas imagens onde Elis dirige uma kombi antiga (conhecida como corujinha produzida entre 1959 e 1976 no Brasil) enquanto Maria Rita dirige o ID.Buzz, uma releitura do mesmo veículo agora com motor elétrico.

Maria Rita a bordo do ID.Buzz
Maria Rita a bordo do ID.Buzz

O comercial traz cenas antigas e destaca clássicos como o Fusca assim como a Brasília. Os três veículos foram os de maior sucesso da Volkswagen no país até a época do lançamento da música em meados dos anos 1970.


ID.Buzz e a Kombi lado a lado no comercial
ID.Buzz e a Kombi lado a lado no comercial

Maria Rita confessou ter ficado emocionada com o resultado da propaganda que está na internet e nas redes sociais. A cantora chorou durante a exibição do vídeo na festa de 70 anos da Volkswagen.

Brasília, clássico nacional produzido entre 1983 e 1982
Brasília, clássico nacional produzido entre 1983 e 1982

Polêmica nas redes


A superprodução do vídeo contou com a música “Como nossos pais” escrita por Belchior na voz de Elis Regina e levantou polêmicas nas redes sociais sobre o contexto da época. A Volkswagen evitou entrar na polêmica e focou apenas no aspecto histórico mostrando seus veículos hoje considerados clássicos da indústria como a Brasília, Passat, Gol, SP2 e Santana.

Fusca em um filtro de câmera antiga faz parte da produção
Fusca em um filtro de câmera antiga faz parte da produção

A canção lançada em 1976 remete ao tempo da ditadura militar mas em um momento onde a censura era mais branda (em 1979 viria a lei da anistia). Durante o governo Geisel (1974 a 1978) a censura prévia deixou de atuar nas redações e em 1978 a Emenda Constitucional 11 revogaria o AI-5, um grande avanço. Também nessa época surgiram os movimentos sindicais que deram origem aos movimentos grevistas na Volkswagen na virada dos anos 1980.


Linha de produção do Fusca na fábrica Anchieta
Linha de produção do Fusca na fábrica Anchieta

No vídeo exibido sobre a história do Fusca em um imenso telão a Volkswagen informou que o carro foi lançado nos anos 1950. Na verdade o projeto do carro é da década anterior e foi desenvolvido pelo engenheiro austríaco Ferdinand Porsche, a pedido do então chanceler alemão Adolf Hitler. O tema também foi alvo de polêmica nas redes sociais.

KOMBI ELÉTRICA ID.BUZZ - vi de perto a novidade com 204cv aqui no Rock in Rio 2022. Veja o vídeo!

Mas fato é que a intenção de criar um vídeo que remete à história da Volkswagen no Brasil é uma homenagem a trajetória de veículos históricos da marca que fizeram a cabeça e ocuparam a garagem de milhões de brasileiros.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.