Autos Carros Corolla Cross chega entre março e abril, antecipa Sindicato

Corolla Cross chega entre março e abril, antecipa Sindicato

Crossover já tem programação de produção definida em Sorocaba segundo Sindicato Smetal que publicou nota em site

  • Autos Carros | Marcos Camargo Jr

Toyota Divulgação

Sempre discreta com suas novidades, a Toyota já planeja a produção do Corolla Cross, SUV médio confirmado para 2021, mas que até agora não teve nenhum detalhe oficialmente confirmado para o mercado nacional. Até agora.

Toyota Divulgação

Ocorre que o Smetal, sindicato dos metalúrgicos de Sorocaba, no interior paulista, divulgou uma matéria sobre o cronograma de folgas dos funcionários da unidade da Toyota onde foi categórico: "a proposta para o calendário de trabalho em 2021 tem objetivo de ajustar o cronograma da montadora para fabricação de mais um veículo na planta Sorocaba", diz a matéria no site do Smetal.

Fábrica da Toyota em Sorocaba, onde é feita a plataforma TNGA do Corolla, Prius e logo Corolla Cross

Fábrica da Toyota em Sorocaba, onde é feita a plataforma TNGA do Corolla, Prius e logo Corolla Cross

Toyota Divulgação

A produção do Corolla Cross, única novidade à vista para a planta de Sorocaba que produz a plataforma TNGA, terá início entre março e abril de 2021 segundo a matéria e a linha dará origem a mais 180 empregos. No total, nos últimos dois anos a produção da Toyota na unidade recebeu R$ 1 bilhão de investimentos.

Toyota Divulgação

O Crossover médio é fruto de uma estratégia ofensiva da marca que não tem um amplo portfólio mas fabrica produtos de sucesso no mercado. Ou seja, não entra para ser coadjuvante. O Corolla Cross terá o mesmo motor do sedã: 2.0 aspirado com injeção direta e 177 cv e o 1.8 híbrido flex de 122 cv de potência combinada com um propulsor elétrico e outro a combustão.

O SUV da Toyota irá entrar em confronto direto com o Jeep Compass, líder absoluto do segmento com mais de 5,5 mil unidades vendidas por mês enquanto os competidores Chevrolet Equinox e Volkswagen Tiguan vendem cerca de 1/5 disso. Outros concorrentes do segmento são Ford Territory, Caoa Chery Tiggo 7 e Peugeot 3008. Mas a concorrência não ficar parada esperando a Toyota acertar. A Volkswagen lançará no mesmo período o SUV médio Taos que terá preço reduzido em relação ao Tiguan e a Jeep vai reagir com o motor 1.3 turbo no Compass, dando mais opções e maior eficiência ao crossover.

Últimas