Exeed chinesa chegará ao Brasil neste ano e já escolheu o primeiro SUV
Yaoguang deve ser o primeiro produto a vir de forma independente do grupo Caoa
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Não é segredo para ninguém que a Exeed, divisão de luxo da Chery na China, ensaia sua entrada no mercado brasileiro. O R7-Autos Carros teve acesso a informações exclusivas prestadas por executivos ligados à marca. A divisão de luxo já escolheu seu primeiro produto para a estreia e afirma estar em um momento final de pesquisas e “desenvolvimento de marca” para fazer sua chegada.
TIGGO 8 Pro híbrido PHEV, Tiggo 7, Tiggo 5X e Arrizo 6 híbridos leves e o elétrico iCar da CaoaChery. Veja o vídeo!
A Exeed promete entrar neste ano no mercado brasileiro, embora ainda não tenha divulgado em detalhes quais seriam os passos para isso ocorrer. A divisão de luxo da Chery já tem seu primeiro modelo a ser lançado no país, o Yaoguang. O SUV médio tem a mesma plataforma do Tiggo 9, recém-apresentado pela marca na China, que possui 4,78 m de comprimento e 2,81 m de entre-eixos, o que sugere bastante espaço interno.

O interior do Yaoguang é bastante arrojado, com amplo painel curvo com duas telas digitais, que somam 24 polegadas e reúnem todos os serviços de assistência à condução e à segurança.

O motor é o 2.0 turbo TGDI de 261 cv e 40 kgfm de torque, combinado com transmissão automática de oito velocidades. Segundo a Exeed, ele terá versões híbridas no futuro. O Yaoguang está chegando ao mercado chinês no início deste ano e, no entanto, já foi anunciado pela Exeed como estreante no mercado brasileiro.

A Exeed será independente da Caoa?
Ao que tudo indica, sim. Em outros momentos, o R7-Autos Carros esteve em contato direto com a Exeed, que já afirmou ter planos de abrir concessionárias próprias e iniciar uma operação independente da Caoa, que representa a Chery no país.

“A equipe da Exeed tem padrões de avaliação independentes, que vão ao encontro dos requerimentos de cooperação da marca. Estamos avaliando a possibilidade de operar de forma independente. Enquanto isso, procuramos um forte parceiro para cooperar [com a operação]”, disse a empresa ao R7.

Em 2022, já havíamos perguntado ao grupo Caoa o assunto. Por sua vez, a empresa brasileira que vende a linha Tiggo e também o sedã Arrizo 6 e o iCar elétrico não confirmou nenhuma informação.

Apesar da afirmação unilateral, a Exeed só confirma o Yaoguang, que não deve estrear com esse nome por aqui. Vale lembrar que a Exeed já registrou alguns modelos no INPI (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual), como o TXL, o VX e o RX. “Os produtos estão em fase final de desenvolvimento, e vamos promover eventos com amigos da mídia e falar sobre a estratégia ao mercado brasileiro em breve”, finaliza a Exeed.
