Renault 5 é um elétrico que gera energia como Itaipu: entenda
Pequeno hatchback também pode abastecer uma residência
Autos Carros|Do R7 e Marcos Camargo Jr.
Antes de lançar o Renault 5 no próximo ano na Europa, a marca informou que o pequeno hatchback poderá funcionar como uma pequena usina de energia, uma vez que vem equipado com um carregador bidirecional, que permite devolver energia para rede elétrica da cidade, além de poder abastecer a residência do seu proprietário.
RENAULT ZOE elétrico tem algo do Sandero? Consumo, teste, detalhes e preço. Veja o vídeo!
De acordo com a Renault, o hatchback 5 conta com a tecnologia Vehicle-to-Grid - V2G capaz de controlar o fluxo de energia por meio de um aplicativo. O funcionamento é simples, pois basta que o dono do veículo instale um carregador de 7 ou 22 kW em casa.
Além disso, o sistema detecta se a demanda por eletricidade é baixa, permitindo fazer a recarga das baterias em horários com menor consumo de energia. Já em horários de pico, a tecnologia pode distribuir a eletricidade da bateria para a residência e, também, para a rede de energia da cidade.
O Renault 5 será lançado na Europa em 2024, justamente quando a França e Alemanha irão lançar um sistema de carregador bidirecional. O modelo não deve chegar ao Brasil tão cedo, uma vez que não há disponibilidade de carregadores deste tipo no país. Vale lembrar que a Renault lançará em setembro deste ano o Megane E-Tech no mercado brasileiro.
*Com a colaboração Felipe Salomão
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.