Volvo chega a 700 pontos de recarga de elétricos (e nós testamos)
Pontos se multiplicam em edifícios comerciais e estacionamentos mostrando novo modelo de negócios
Autos Carros|Marcos Camargo Jr
As montadoras aceleram seus planos de eletrificação da frota e, ao longo deste ano, mesmo com pandemia, diversos veículos foram lançados e planos audaciosos foram conduzidos para prover energia aos automóveis. Uma das principais montadoras nessa ofensiva é a Volvo que está encerrando 2020 com 700 pontos de recarga, que podem ser usados de forma gratuita por qualquer pessoa que tenha um carro híbrido plug-in ou elétrico, de qualquer marca, equipado com tomada de padrão europeu.
A Volvo disponibilizou todos os pontos de recarga no aplicativo waze. A partir de agora, basta digitar “Eletroposto Volvo” no aplicativo para localizar os mais próximos. À medida que os novos eletropostos forem instalados, eles entrarão automaticamente no Waze. Segundo a montadora, em breve, os eletropostos também estarão disponíveis no Google Maps. Um deles será instalado em uma travessa da avenida Luis Carlos Berrini, no Brooklin, também na zona sul de SP. O espaço aberto será um mini hub de serviços enquanto o proprietário aguarda a recarga do veículo.
Para testar o novo serviço, o R7 Autos Carros testou o serviço a bordo de um XC40 na versão híbrida. O ponto mais próximo era um estacionamento de edifício comercial em uma travessa da Av. Brigadeiro Faria Lima, região da Vila Olímpia. Nossa equipe chegou a um prédio comercial, onde foi orientada a estacionar em uma vaga específica para modelos elétricos e híbridos. Para a carga total de um modelo Volvo híbrido, o proprietário deverá deixar o carro conectado a fonte de energia por 4h (o tempo varia conforme o tipo do veículo, potência e autonomia desejada). No caso do local citado é preciso pagar pela estadia do veículo normalmente. Somente a energia elétrica não é cobrada neste modelo.
“O Waze busca sempre otimizar as navegações e agilizar o trajeto dos nossos usuários. A parceria com a Volvo e a inclusão dos eletropostos da montadora no mapa oferece maior conveniência para os motoristas de carros elétricos e híbridos, que agora podem localizar o ponto de abastecimento com poucos toques e sem sair do seu trajeto”, explica Leandro Esposito, country manager do Waze no Brasil.
Esposito fala sobre o momento atual mas o cenário projetado pela CPFL Energia, um dos maiores grupos privados do setor elétrico, estima que o país precisará de 80 mil pontos de recarga para abastecer 2 milhões de veículos que é a frota estimada de modelos eletrificados que teremos no país nos próximos dez anos. Além da Volvo, BMW, Audi, Porsche e Volkswagen estão investindo na instalação de pontos de recarga de olho nesta demanda.
No caso específico da Volvo, desde 2019, todos os novos veículos da marca lançados no Brasil tem motor elétrico, criando um portfólio de veículos eletrificados em toda a linha através de modelos totalmente elétricos, híbridos plug-in e híbridos leves.
A meta da Volvo Cars é ter 50% das vendas globais de carros totalmente elétricos até 2025, com os demais híbridos. Hoje a marca comercializa no Brasil os modelos híbridos das linhas XC40, XC60, XC90, S60 e S90.
*com a colaboração de Guilherme Magna
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.