Caminho para inclusão da Ucrânia na Otan é irreversível, diz secretário-geral da aliança
Mark Rutte classificou os ataques contra civis ucranianos como "terríveis" e responsabilizou a Rússia pelas ofensivas em entrevista coletiva nesta segunda (23)
Alerta Brasil|Do R7
Mark Rutte, secretário-geral da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), afirmou que existe um caminho “irreversível” para a inclusão da Ucrânia na aliança militar, em entrevista coletiva realizada em Haia, na Holanda, na manhã desta segunda-feira (23).
Rutte complementou que os ataques contra civis ucranianos são terríveis e que a organização responsabiliza a Rússia. “Isso é contra qualquer regra internacional. Esse ataque é visto por todos na Otan como algo que temos que contra-atacar com a garantia de que a Ucrânia tenha o nosso suporte”, afirmou.
Durante a coletiva, secretário-geral da Otan também anunciou o compromisso coletivo de elevar os investimentos militares para 5% do PIB dos países-membros da aliança. A medida ocorre em um contexto global de instabilidade, marcado pela guerra entre Rússia e Ucrânia e pela escalada de tensões no Oriente Médio, agravada após os Estados Unidos bombardearem instalações nucleares iranianas no último sábado (21).
Últimas



