Lei Maria da Penha 19 anos: subnotificação de casos ainda é desafio no combate à violência doméstica
Juíza fala sobre avanços da legislação e aponta o que ainda dificulta a sua aplicação
Hora News|Do R7
A Lei Maria da Penha, importante marco no combate à violência contra a mulher, completa 19 anos nesta quinta-feira (7). Apesar da série de avanços, casos recentes mostram que ainda persistem grandes desafios no enfrentamento a esses crimes. Em 2024, quatro mulheres foram vítimas de feminicídio por dia no Brasil — maior número desde 2015, quando entrou em vigor a Lei do Feminicídio.
Em entrevista ao Hora News, a juíza Vanessa Ribeiro Mateus, responsável pela instalação do primeiro Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, destaca a importância de envolver a sociedade civil para acabar com a naturalização da violência doméstica. "Hoje a nossa sociedade passou a se apropriar desse problema, entender que isso é um problema civilizatório, e começou a tratar do assunto”, diz.
Para Vanessa, a contradição entre uma lei tão avançada e números tão preocupantes é explicada, em parte, por um problema de subnotificação. “Grande parte dos feminicídios que acontecem não eram precedidos de medidas protetivas, muitas vezes porque os crimes anteriores não eram relatados. Na maioria das vezes, a gente não chega num feminicídio sem que crimes menores anteriores tenham acontecido”, pontua.
A juíza destaca a importância do apoio à denúncia, e o avanço da estrutura para acolher as vítimas e processar com especialização os casos de violência. “O cuidado no pós-denúncia, que é uma das coisas mais importantes que a gente pode fazer, como encaminhar essas denúncias que são feitas, sempre num contexto muito delicado, um contexto familiar. Isso tem avançado para a gente ter uma visão diferente sobre o assunto”, afirma.
Últimas

Pescadores são resgatados por surfista em Peruíbe (SP)
Homens caíram longe da embarcação depois de uma forte onda

Homens são atingidos por teto de casa na Índia
Vítimas denunciam possíveis falhas na construção; um dos moradores teve ferimentos graves

Lula anuncia investimentos da Petrobras
Recursos de R$ 72,5 bilhões devem gerar 28 mil empregos diretos e indiretos

São Paulo alerta para vacinação após caso confirmado de febre amarela
Doença presente em macaco, em Santo André (SP), indica a circulação do vírus e risco de transmissão

Comissão especial vota nesta quarta (27) relatório do fim da escala 6x1
Texto pode ir para o plenário ainda hoje; PEC precisa de 308 votos na Câmara para ser aprovado

Lula anuncia mais de R$ 2 bilhões em investimentos da Petrobras no Amazonas
Projeto prevê 18 novas barcaças e repasse de bilhões de reais em Urucu

Brasil registra menor número de homicídios em 11 anos
País registrou 42.590 casos em 2024, redução de 7,4% em comparação com 2023

Hugo Motta fala sobre o fim da escala 6x1 após reunião com Lula
Relatório será apresentado no fim da tarde desta segunda-feira (25) na Comissão Especial

Leão-da-montanha assusta moradores em região residencial
Animal foi sedado e levado para centro de reabilitação antes de voltar à natureza

Vídeo flagra momento em que roda de caminhão se solta e quase causa acidente em rodovia
Motorista de outro veículo gravou a cena; apesar do susto, ninguém ficou ferido

Assista à íntegra da convocação das 26 jogadoras da seleção para amistosos contra os EUA
Técnico Arthur Elias divulga a lista das atletas que entrarão em campo no ciclo preparatório para a Copa do Mundo de 2027

Lula participa de cerimônia pelos cem dias do Pacto Nacional Brasil Contra o Feminicídio
Reunião no Palácio do Planalto reúne os três Poderes para balanço de ações

Lula participa de evento da indústria da construção
Programação terá debates sobre fortalecimento e expansão da indústria e construção no país

Lula inaugura novas linhas de luz do acelerador Sirius
Infraestrutura vai ampliar capacidade brasileira de pesquisa em áreas estratégicas

Trump vai pedir que China se abra aos negócios americanos
Presidente americano está em Pequim para reuniões com Xi Jinping



