Lei Maria da Penha 19 anos: subnotificação de casos ainda é desafio no combate à violência doméstica
Juíza fala sobre avanços da legislação e aponta o que ainda dificulta a sua aplicação
Hora News|Do R7
A Lei Maria da Penha, importante marco no combate à violência contra a mulher, completa 19 anos nesta quinta-feira (7). Apesar da série de avanços, casos recentes mostram que ainda persistem grandes desafios no enfrentamento a esses crimes. Em 2024, quatro mulheres foram vítimas de feminicídio por dia no Brasil — maior número desde 2015, quando entrou em vigor a Lei do Feminicídio.
Em entrevista ao Hora News, a juíza Vanessa Ribeiro Mateus, responsável pela instalação do primeiro Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, destaca a importância de envolver a sociedade civil para acabar com a naturalização da violência doméstica. "Hoje a nossa sociedade passou a se apropriar desse problema, entender que isso é um problema civilizatório, e começou a tratar do assunto”, diz.
Para Vanessa, a contradição entre uma lei tão avançada e números tão preocupantes é explicada, em parte, por um problema de subnotificação. “Grande parte dos feminicídios que acontecem não eram precedidos de medidas protetivas, muitas vezes porque os crimes anteriores não eram relatados. Na maioria das vezes, a gente não chega num feminicídio sem que crimes menores anteriores tenham acontecido”, pontua.
A juíza destaca a importância do apoio à denúncia, e o avanço da estrutura para acolher as vítimas e processar com especialização os casos de violência. “O cuidado no pós-denúncia, que é uma das coisas mais importantes que a gente pode fazer, como encaminhar essas denúncias que são feitas, sempre num contexto muito delicado, um contexto familiar. Isso tem avançado para a gente ter uma visão diferente sobre o assunto”, afirma.
Últimas

Duas pessoas morrem após prédio desabar parcialmente na Turquia
Buscas continuam por outras pessoas que ainda podem estar desaparecidas

Policial se agarra ao teto de carro a mais de 100 km/h para perseguir suspeitos
Agente conseguiu se equilibrar até que o veículo fosse parado por um bloqueio

Eleições no Rio: TSE tem 3 a 0 para anular votos de Garotinho
Julgamento pode definir se haverá retotalização de votos

Incêndio em lixão particular chega perto de fábrica e causa transtornos em Manaus
Suspeita de restos de produtos químicos no local está sendo investigada; bombeiros apuram se a causa do incêndio foi criminosa

Dois militares morrem em acidente na estrada
Carro em que estavam bateu em caminhão; as circunstâncias da batida serão investigadas

Tromba d'água é registrada na China e impressiona moradores pelo tamanho
Fenômeno é formado quando coluna de ar em movimento puxa gotículas de água da superfície

Pedras de granizo do tamanho de bolas de golfe interrompem partida de futebol no Paraguai
Fenômeno provocou danos em carros, telhados e outras estruturas da região

Motociclista não consegue desviar de carro e é atingido em cheio; veja o vídeo
Veículo saía de ré da garagem e acabou colidindo contra a moto da vítima

Colisão entre duas carretas trava rodovia na Bahia
Um dos veículos envolvidos levava produtos de comércio eletrônico

Calor de 40ºC provoca redemoinho gigante de poeira no Mato Grosso do Sul
Ar quente próximo ao solo começou a subir rapidamente e levantou partículas de terra

Xi Jinping discursa em encontro histórico com Trump
Presidentes se encontraram na Casa Branca para reunião bilateral

Trump e Xi Jinping discursam em encontro na Casa Branca
Presidentes se encontram em Washington para reunião bilateral

Cabine de caminhão é completamente arrancada em colisão com carreta no Paraná
Veículos trafegavam em rodovia do Paraná quando ocorreu a batida; caminhoneiro morreu na hora

Assista à entrevista com Ismael Munduruku (REDE), candidato ao Senado pelo Amazonas
RECORD NEWS exibiu a sabatina conduzida pela apresentadora Natalia Teodoro, da RECORD Manaus

Assista à entrevista com Celso Sabino (PDT), candidato ao Senado pelo Pará
RECORD NEWS exibiu a sabatina conduzida pela apresentadora Amanda Pereira, da RECORD Belém



