Plano Safra: 'Disponibilizar recurso não significa que todo mundo vai ter acesso a ele'
Especialista pontua que impactos de eventos climáticos podem comprometer acesso ao crédito por produtores rurais
Jornal da Record News|Do R7
Em entrevista ao Jornal da Record News, nesta segunda-feira (30), o professor Felippe Serigati, da FGV Agro, discute a importância do Plano Safra de Agricultura Familiar, lançado pelo governo com o objetivo de destinar recursos para pequenos produtores.
O volume anunciado foi de R$ 78,2 bilhões, representando um aumento em relação ao ano anterior. No entanto, a inflação acumulada e a alta das taxas de juros impactam negativamente o poder de compra dos agricultores.
Na opinião de Serigati, os recursos disponíveis não são suficientes para cobrir todas as necessidades financeiras dos pequenos produtores, especialmente diante de eventos climáticos adversos.
O professor usa como exemplo as tragédias climáticas ocorridas no Rio Grande do Sul em 2024, destacando que há uma fração de produtores que não conseguem acessar o crédito por não terem condições financeiras para isso.
“Ainda estão com dívidas a serem pagas, ainda estão com problemas em comprovar sua capacidade de renda. Ou seja, mesmo tendo, de repente, o volume de recursos, isso não significa que vai ser possível financiar um conjunto de produtores”, explica.
Últimas



