Logo R7.com
RecordPlus

Entenda por que voos podem enfrentar mais turbulências até 2100 devido às mudanças climáticas

Pesquisa da Universidade de Reading aponta que as correntes de vento, que circulam a mais de 10 km de altura, podem aumentar 27% em relação a 2015

News das 10|Do R7

  • Google News

Com as mudanças climáticas cada vez mais intensas, até as temidas turbulências durante voos podem se tornar mais frequentes até o final do século. É o que aponta uma pesquisa da Universidade de Reading, na Inglaterra, que prevê um aumento de 27% na ocorrência de ventos fortes a mais de 10 km de altitude até 2100.

Em entrevista ao News das 10 desta quarta-feira (18), Joana Medeiros, meteorologista que participou do estudo, explica que o ponto-chave que favorece esse cenário é o calor na atmosfera. “A temperatura aumenta no planeta, mas não ao mesmo nível em todos os lados. [...] Essa diferença causa a diferença de velocidades em altura, e isso é um fenômeno que leva à geração de turbulência”, afirma.

Joana acrescenta que a aviação já desenvolve aeronaves capazes de voar em meio aos tremores, além do preparo dos pilotos com previsões de tempo detalhadas e ajustes de rotas conforme informações compartilhadas. Segundo ela, são raros os casos em que os aviões são forçados a aterrissar com emergência.

“O que a indústria quer agora é saber, tentar quantificar como é que essas alterações vão aumentar para o futuro, para poderem adaptar as aeronaves que vão construir daqui uns 10 anos, que são a próxima geração de aviões, para serem mais robustas ao nível de turbulência que vão encontrar”, comenta.

Para passageiros nervosos, a meteorologista também sugere uma técnica que pode diminuir o medo: observar se o líquido de um copo meio cheio transborda pode ajudar a avaliar a gravidade da turbulência, diferenciando entre uma sensação passageira e uma situação mais séria.

O PlayPlus agora é RecordPlus: mais conteúdo da RECORD NEWS para você, ao vivo e de graça. Baixe o app aqui!

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.