Drones e satélites: entenda como é o combate e a prevenção de incêndios florestais no interior de SP
Porta-voz da Defesa Civil do Estado de São Paulo explica trabalho da equipe para evitar queimadas durante período mais seco registrado em décadas
Record News|Do R7
Em entrevista à RECORD NEWS, Maxwel de Souza, porta-voz da Defesa Civil do Estado de São Paulo, explicou o trabalho dos brigadistas para combater e prevenir os incêndios florestais no interior de São Paulo . Segundo ele, o uso de satélites ajuda a equipe a identificar em tempo real os incêndios. Esses equipamentos possuem ferramentas que cruzam informações como temperatura, umidade do ar e velocidade do vento. Além deles, os drones auxiliam os brigadistas na detecção de regiões do estado mais propensas ao incêndio por meio de uma escala de cor que registra o risco de emergência. “Por exemplo, hoje, o noroeste paulista, região de Adamantina, está com risco máximo representado pela cor roxa”, alertou o especialista.
O interior do estado de São Paulo registrou um aumento de 145% no número de áreas atingidas por queimadas em relação ao ano passado. De acordo com monitoramento realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, os incêndios ocuparam 1,3 mil hectares durante o primeiro semestre de 2024. A região de Ribeirão Preto é a mais atingida em meio a esse período.
Últimas