Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Volkswagen desenvolve tecnologia híbrida inédita na Europa

Nova plataforma escalável que seria usada apenas para elétricos também será usada com motores geradores a combustão

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

Volkswagen/Divulgação
Volkswagen Tecnologia Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen vem revendo seu plano de eletrificação total há algum tempo. Depois da queda nas vendas da família IQ e da crise na China, com a redução brusca nas vendas de modelos a combustão, os alemães se reinventam em prol de uma linha de produtos com custo mais baixo de produção e novas tecnologias. Parte dessa estratégia passa pela plataforma SSP, que a princípio seria totalmente elétrica. A princípio…

Volkswagen/Divulgação
Volkswagen Tecnologia Volkswagen/Divulgação

A Volkswagen retomou o desenvolvimento da plataforma SSP (Scalable System Platform), que a princípio dará origem a cinco produtos. Porém, a plataforma SSP foi ilustrada pela primeira vez com um motor elétrico “com extensor de alcance”.

Volkswagen/Divulgação
Volkswagen Tecnologia Volkswagen/Divulgação

O CEO da Volkswagen Thomas Schäfer porém, tem dito à imprensa especializada que ainda acredita nos híbridos plugin, até porque a marca detém essa tecnologia. Talvez o cuidado do CEO esteja baseado no fato de que os EREV ainda estão em desenvolvimento e usar duas bases “híbridas” para os futuros projetos podem prejudicar a Volkswagen em uma aposta 100% elétrica.

Volkswagen/Divulgação
Volkswagen Tecnologia Volkswagen/Divulgação

Os extensores de alcance são os conhecidos “EREV” que combinam um pequeno motor a combustão, que serve para recarregar as baterias que alimentam o motor elétrico. No entanto, diferente dos híbridos, os EREV não tem tração nas rodas com a energia vinda do motor a combustão com um semieixo. A tração vem apenas do motor elétrico.


Na apresentação da tecnologia, a Volkswagen mostra cinco produtos com porte de monovolume/hatch, SUV compacto e médio e também um sedã compacto e outro médio. E segundo o Automotive News, a plataforma SSP deverá ter pelo menos oito derivados.

Essa plataforma é um desenvolvimento conjunto da Volkswagen com a SAIC chinesa e deverá substituir as bases MEB e PPE usada pelos modelos premium Audi e Porsche. O primeiro produto dessa nova base deve ser o próprio Golf de nova geração cotado para estrear em 2026.


✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.