Logo R7.com
RecordPlus

‘A primeira saída é o diálogo’, diz economista sobre medidas de reciprocidade comercial

Regulamentação da lei foi publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (14)

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva regulamentou a Lei da Reciprocidade Econômica nesta segunda-feira (14). O decreto autoriza o governo brasileiro a tomar medidas comerciais em retaliação a países que imponham barreiras econômicas contra o Brasil. A medida vem logo após o anúncio das tarifas de 50% contra produtos brasileiros por parte dos Estados Unidos.

Em entrevista ao Conexão Record News, a economista Carla Beni comenta a importância da medida em casos em que a situação não puder ser resolvida com diálogo.

 
“A primeira indicação, a primeira saída, é o diálogo, sempre. Diplomacia, diálogo, acionar Itamaraty, comércio internacional, sentar para conversar. Segundo patamar é acionar, por exemplo, a Organização Mundial de Comércio, são os organismos multilaterais. E em terceiro, acionar a Câmara [de Comércio Exterior] para saber o que fazer e quais medidas implementar”, comenta Carla.

A economista diz que as tarifas, além de afetar os países, prejudica consumidores e empresários dos Estados Unidos. “A Justiça americana também está sendo acionada para bloquear essa alíquota. [...] Há um movimento interno nos Estados Unidos também, pelos próprios empresários, a população, que estão acionando a Justiça, justamente para bloquear essa movimentação”, completa.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.