Conflito entre Tailândia e Camboja remonta ao período colonial francês; veja análise
Número de mortos atingiu 16; Tailândia recusa mediação internacional
Conexão Record News|Do R7
Tailândia e Camboja trocaram novos ataques pelo segundo dia seguido, com o número de mortos subindo para 16. Os combates, que começaram na manhã de quinta-feira (24), rapidamente evoluíram para bombardeios pesados em áreas ao longo da fronteira, disputada há décadas pelos países. Civis foram orientados a deixar a região, e do lado tailandês, ao menos 130 mil pessoas foram evacuadas.
No entanto, a Tailândia rejeitou mediação internacional para encerrar o conflito. O Ministério das Relações Exteriores insistiu que o governo do Camboja deve cessar os ataques e resolver a situação por meio de negociações bilaterais. Em entrevista ao Conexão Record News, Marcos Vinicius de Freitas, professor de relações exteriores, traça a origem da disputa ao período colonial francês.
“Tudo é resultado daquelas fronteiras que foram estabelecidas pelas colônias. Isso gera constantes conflitos e claro, existe a questão de um templo, existe a questão de minério, de gás natural e talvez petróleo. Uma série de fatores que sempre leva a esse tipo de conflito”, afirma.
Últimas



