Logo R7.com
RecordPlus

Especialista diz que ação russa na Polônia não foi um erro: 'São 17 drones na era do GPS'

Analista pontua que agressão acontece próxima de exercício militar com aliado de Putin, a Bielorrúsia

Conexão Record News|Do R7

  • Google News


O ataque russo com drones dentro do território polonês “não foi um erro” por parte da Rússia, segundo Vitelio Brustolin, analista internacional. Ao Conexão Record News de sexta-feira (12), Brustolin disse que a incursão teve “17 drones na era do GPS, quilômetros para dentro do território da Polônia”.

O especialista detalha que a resposta dos países-membros da Otan (Organização do Tratado do Atlântico Norte), da qual a Polônia faz parte, foi mobilizar suas forças para a região de fronteira do país com a Rússia. A tentativa é de desencorajar o Kremlin de fazer novos ataques a membros da aliança ocidental.

A Polônia contestou a declaração de Donald Trump de que a incursão de drones russos em seu espaço aéreo teria sido um engano. Moscou alegou que o alvo era a Ucrânia e que não tinha intenção de atingir a Polônia. Pouco depois, o presidente norte-americano sugeriu que a ação poderia ter sido um erro.

Em resposta, o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, afirmou: “Também gostaríamos que o ataque de drones tivesse sido um engano, mas não foi, e temos certeza disso”. O governo polonês classificou o episódio como uma provocação deliberada por parte de Moscou.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.