Portugal endurece normas para imigração, mas flexibiliza regra para brasileiros
Estrangeiros precisarão de dez anos para obter cidadania; membros de países da CPLP, como o Brasil, conseguirão o documento três anos antes
Conexão Record News|Do R7
As normas para entrada e permanência de estrangeiros em Portugal irão sofrer alterações, segundo comunicado do Conselho de Ministros divulgado na segunda-feira (23). Atualmente, os candidatos à cidadania precisam residir por 5 anos em solo português, mas o tempo será ampliado para 10 anos. “Os nacionais da comunidade de língua portuguesa terão a benesse ainda desse aumento ser para 7 anos”, afirma Eliane Brito advogada especialista em imigração.
Em entrevista ao Conexão Record News desta terça-feira (24), Eliane destaca que a revisão das exigências ocorre “por conta da crescente imigração, que já está desenfreada”. Segundo ela, a atual administração portuguesa, formada por uma coalizão com partido contrário à entrada de imigrantes, já indicava que haveria restrições mais duras.
Apesar do endurecimento, a advogada ressalta que a nova diretriz apenas requer dos interessados que organizem a documentação antes da entrada no território europeu. Hoje, é possível iniciar o procedimento com um visto de turista.
O pacote anunciado pelo Executivo reúne 80 medidas e ficou conhecido como Proposta de Lei da Nacionalidade. Entre as novas exigências, será necessário comprovar vínculo formal de trabalho por três anos, com remuneração mínima, para solicitar a reunificação familiar. A liberação de vistos laborais passará a exigir qualificação profissional, contrato assinado e seguro-saúde.
Outro destaque do plano é a criação da Força Nacional de Estrangeiros, responsável por intensificar a fiscalização nas fronteiras. Em 2023, foram concedidas cerca de 330 mil autorizações de residência — quase metade delas para brasileiros.
Últimas

Travis Scott estreia como ator em 'A Odisseia'
Produção de Christopher Nolan já arrecadou quase US$ 700 milhões nas bilheterias

Gasolina com novo percentual de etanol chega aos postos
Mistura vai passar de 30% para 32% e mudança vai ter validade por 180 dias

Guerra na Ucrânia: Zelensky diz que Rússia usou mísseis norte-coreanos em ataques
Essa seria a primeira vez em quase um ano, indicando que Moscou pode ter recebido novo lote de armas

BC registra déficit recorde de empresas públicas federais
Levantamento desconsidera empresas do setor financeiro, Petrobras e Eletrobras

Iraque nega ter autorizado ataques dos EUA e Arábia Saudita
Washington havia informado que a ofensiva de quarta-feira (29) foi coordenada com Bagdá

Negociações na Venezuela com mediação dos EUA serão retomadas no sábado (1º)
Principal líder da oposição não vai participar; objetivo é reformular sistema político

Faltam 100 dias para o Enem: estudante precisa ter estratégia para se preparar para o exame
Provas acontecem nos dias 8 e 15 de novembro; saiba as principais orientações

Irã lança ataques contra bases militares dos EUA no Kuwait
Autoridades afirmam que ação é resposta à recente agressão norte-americana ao país

EUA proíbem entrada de robôs humanoides importados
Segundo comissão de comunicações do país, dispositivos ameaçam segurança nacional

Estudo aponta grande redução dos estoques dos EUA
Preocupação é que tropas americanas estejam em risco, caso conflito seja totalmente retomado

Inadimplência bancária mantém recorde no mês de junho
Taxa registrada pelos bancos nas operações de crédito permaneceu em 4,7% segundo BC

Estados Unidos lançam nova onda de ataques contra o Irã
Apesar da retomada da ofensiva, o Paquistão afirmou que países seguem com negociações

UE deve investir na construção de sete gigafábricas de IA
Ideia é diminuir distância de potências tecnológicas globais como China e EUA

Lei que permite desconto automático da pensão alimentícia é sancionada
Forma de pagamento pode ser utilizada quando valor não é retido em folha

El Niño: governo tem medidas para conter impactos climáticos no país
Entre as ações estão estocagem de alimentos, fiscalização ambiental e combate a incêndios



