Logo R7.com
RecordPlus

‘Um presidente da República não pode demitir um diretor do Banco Central’, diz economista

Carla Beni analisa decisão que manteve a diretora do Fed, Lisa Cook, no cargo após demissão de Trump

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

Em conversa com o Conexão Record News desta quarta-feira (10), Carla Beni, economista, avalia ser um “abuso de poder” de Donald Trump, presidente americano, ao tentar demitir Lisa Cook, diretora do Banco Central americano. De acordo com Carla, a decisão mostra que o sistema judiciário dos Estados Unidos será colocado à prova.

Ela explica que os membros do órgão econômico americano — que controla taxas de juros e a emissão do dólarpossuem estabilidade contra intervenções políticas. Desta forma, é necessário um processo mais robusto para desligar Lisa Cook de suas funções no Fed (Federal Reserve). 

“Um presidente da República, ele não pode fazer a demissão de um diretor do Banco Central, ela tem mandato para 14 anos. [...] Precisa ser algo totalmente justificado — ter um processo interno para isso”, analisa a especialista. 

A Justiça dos Estados Unidos decidiu, na terça-feira (9), impedir temporariamente o presidente Donald Trump de demitir Lisa Cook, integrante do conselho do Federal Reserve, o Banco Central norte-americano. A medida garante que ela permaneça no cargo enquanto o processo judicial segue em análise.

Trump havia anunciado a demissão de Cook no dia 26 de agosto, sob alegação de que ela teria cometido fraude na hipoteca de imóveis — acusação que a economista nega. Em resposta, Cook entrou com uma ação judicial argumentando que o presidente não tem autoridade para removê-la do posto.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.