Logo R7.com
RecordPlus
Record News

Colesterol alto pode não estar relacionado com a alimentação; entenda

Cardiologista explica que composto ocorre naturalmente no corpo humano e sua quantidade é influenciada, principalmente, por condições genéticas

Hora News|Do R7

  • Google News

A dieta é importante na regulação dos níveis de colesterol, mas não é a principal causa da presença do componente no corpo, segundo Eugênio Moraes, cardiologista do Instituto do Coração. Em entrevista ao programa Hora News desta sexta-feira (8), Moraes explica que o corpo produz aproximadamente 70% do colesterol sanguíneo naturalmente.

Segundo o especialista, esse dado explica por que pessoas magras e praticantes de exercícios físicos podem ter altos níveis desta gordura no sangue, colocando o paciente em risco de AVC (Acidente Vascular Cerebral) e infarto. Entretanto, somente em níveis extremos é possível perceber sintomas, como impregnações nas pálpebras dos olhos, sendo importante realizar exames de sangue para monitorá-lo.

Mais de 40% dos brasileiros possuem altos níveis de colesterol. Segundo dados do SUS, o colesterol elevado está associado a mais de 300 mil infartos e cerca de 100 mil AVCs por ano no Brasil.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.