Logo R7.com
RecordPlus
Record News

Exclusivo: governador Renato Casagrande analisa impactos do tarifaço para o Espírito Santo

Mais de 28% das exportações capixabas têm como destino os Estados Unidos; estado é o segundo maior produtor de café, produto que não entrou na lista de exceções

Hora News|Do R7

  • Google News

Em entrevista ao vivo no Hora News desta terça-feira (5), o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, do Partido Socialista Brasileiro, fala sobre os impactos do tarifaço na economia do estado.

Ele destaca que alimentos importantes não entraram na lista de exceções, como gengibre, café e outras frutas. Além disso, afirma que “o Espírito Santo é o estado mais aberto para o comércio internacional do Brasil” e reforça que ainda há uma expectativa de que o governo federal tenha muita paciência em uma mesa de negociação para o bem do estado, construindo um canal diplomático, ainda que ele entenda que o governo americano não seja previsível nem retilíneo.

Ele afirma que a orientação para todos os exportadores e governos deve ser sofisticar mais a produção industrial em produtos in natura — aço, café, gengibre, celulose e produtos do agronegócio. Outro caminho, segundo ele, é que o Brasil, que sempre teve os Estados Unidos como um dos principais parceiros comerciais, possa abrir novos acordos, como o fortalecimento do Brics e a união do Mercosul com a União Europeia: “Vender os produtos do Brasil para outros mercados do mundo”.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.