Rússia sabe que precisa sentar na mesa com disposição para avançar no cessar-fogo, diz professor
Enviado especial de Washington está no país para realizar as negociações de um acordo de trégua por 30 dias
Hora News|Do R7
O enviado da Casa Branca, Steve Witkoff, chegou à Rússia, nesta quinta-feira (13), para discutir a proposta de cessar-fogo de 30 dias na guerra contra a Ucrânia. O governo de Vladimir Putin afirmou que está pronto para discutir o assunto com os EUA, mas reiterou exigências para aceitar o acordo. A diplomacia do país informou ainda que uma nova conversa por telefone entre Donald Trump e Putin deve acontecer muito em breve.
Em entrevista ao Hora News desta quinta-feira (13), Leonardo Trevisan, professor de relações internacionais, afirma que o momento atual oferece condições para a trégua, mas que o Kremlin busca entrar nas negociações forte e retirar as moedas de troca de Volodymyr Zelensky.
Trevisan explica que os russos tentam remover as forças de Kiev dos territórios ocupados, como a região de Kursk, onde Putin apareceu vestido com trajes militares e cobrou uma ação rápida para a remoção das tropas invasoras. “De alguma forma, isso é um sinal mais intenso de que a Rússia sabe que precisa sentar na mesa de negociação com disposição para avançar no cessar-fogo”, completa o professor.
Últimas