Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Jornal da Record News|Preços dos alimentos tendem a cair, diz economista
Jornal da Record News

Preços dos alimentos tendem a cair, diz economista

Redução de imposto de importação e desvalorização do dólar desenham cenário otimista

Jornal da Record News|Do R7

Em entrevista ao Jornal da Record News desta sexta-feira (11), Cristina Helena Pinto, economista, comenta que o cenário internacional favorece o combate à inflação no Brasil. Ainda que tenha subido 0,56% em março devido ao preço dos alimentos, Cristina avalia que a desvalorização do dólar, puxada pelo tarifaço do presidente americano Donald Trump, e a queda mundial de preços vão colaborar com o mercado doméstico.

A economista explica que os preços subiram devido a “um incremento das exportações e um desabastecimento do mercado doméstico”. Entretanto, ela alerta que “se a gente olhar também a trajetória dos preços das commodities, [...] ainda não há um repasse pleno do aumento. Tem uma defasagem”.

Segundo a especialista, as estimativas do governo de que o custo da alimentação irá diminuir, especialmente pela redução das taxas de importação para alguns itens, têm boas chances de se concretizar. Sobre as medidas comerciais de Trump, a professora analisa que “uma diminuição das exportações para os Estados Unidos tende a buscar outros mercados e tende também a ter redução de preços”.

A inflação no país desacelerou em março, mas o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) registrou o maior patamar para o mês nos últimos três anos, alcançando 5,48%. O aumento nos preços de alimentos e bebidas foi um dos principais fatores desse avanço. O tomate liderou com um salto de 22,5%, seguido pelos ovos com mais de 13%, e o café acumulou elevação de quase 78% em um ano.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.