Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Jornal da Record News

Vigilância em massa: reconhecimento facial por drone pode representar problema sociológico

Uso do equipamento ajudou a prender mais de 140 suspeitos e foragidos durante o Carnaval de 2025, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública

Jornal da Record News|Do R7

Em entrevista ao Jornal da Record News de quarta-feira (5), Matheus Falivene, advogado especialista em direito penal, comenta o uso de drones e câmeras de segurança com sistema de reconhecimento facial durante o Carnaval de 2025.

Os equipamentos foram utilizados nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Minas Gerais e Pernambuco, resultando na prisão de 140 suspeitos e foragidos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.

Segundo Falivene, a iniciativa é eficiente e não representa nenhuma ilegalidade, desde que seja respeitada a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), mas pode representar um problema sociológico.

"Esses instrumentos de identificação social podem ser utilizados para vigilância em massa da população, e também a chamada discriminação algorítmica ou perfilamento racial, que seria o uso de sistemas de inteligência artificial que acabariam levando à prisionalização por elementos de cor, raça ou etnia", pontua o advogado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.