Chuva ajuda a conter o pior incêndio florestal da história da Coreia do Sul
Queimadas já deixaram 28 mortos e devastaram 45 mil hectares de vegetação; milhares de pessoas precisaram deixar suas casas
Mundo Record News|Do R7
Autoridades da Coreia do Sul informaram nesta sexta-feira (28) que uma leve chuva na região de Andong ajudou a aliviar os incêndios florestais que atingem o país desde o último dia 21. Segundo o governo, com as condições climáticas mais favoráveis, os bombeiros conseguiram fazer progressos significativos no combate às chamas.
O fogo, que começou no condado de Sancheong, já se tornou o mais grave da história do país. Até o momento, 28 mortes foram confirmadas, entre elas três bombeiros e um piloto de helicóptero que caiu durante o combate às queimadas. A maioria das vítimas são moradores da região afetada, principalmente idosos.
Mais de dez focos ainda permanecem ativos, e cerca de 4 mil agentes estão mobilizados para conter o avanço das chamas, que já devastaram cerca de 45 mil hectares de vegetação. Milhares de pessoas precisaram deixar suas casas às pressas.
As autoridades locais reconheceram que as mudanças na direção do vento e o tempo seco têm dificultado o combate ao fogo, evidenciando as limitações dos métodos atuais utilizados. O incêndio também ameaça patrimônios históricos da região, incluindo um vilarejo de casas tradicionais declarado como Patrimônio Mundial pela Unesco.
Veja também
Últimas