Logo R7.com
RecordPlus

Apagão na Europa: governo espanhol apresenta relatório e atribui falha a ‘problemas técnicos’

Autoridades responsáveis pelas investigações descartaram ocorrência de ciberataque

News das 19h|Do R7

  • Google News

Autoridades de Madri apresentaram nesta terça-feira (17), um relatório oficial sobre o apagão que atingiu a península ibérica em 28 de abril. A ministra da Transição Ecológica da Espanha atribuiu a falha a “múltiplos problemas técnicos”. Segundo ela, houve uma “sobretensão” e o sistema não tinha capacidade suficiente para controlar a voltagem e evitar o colapso. 


A ministra também apontou falta de planejamento por parte das operadoras, que deveriam ter tomado previamente medidas para evitar esse resultado.

Em apenas cinco segundos, a Espanha perdeu cerca de 60% do fornecimento de energia no dia do ocorrido. Portugal, que tem a rede elétrica conectada ao país vizinho, também foi afetado. Conexões de internet e telefone foram interrompidas, o transporte público parou de funcionar e empresas tiveram que suspender as atividades. A energia foi totalmente restaurada somente no dia seguinte.

A oposição chegou a associar o apagão à eliminação gradual da energia nuclear e à adoção de métodos renováveis, mas essa possibilidade foi descartada pelo governo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.