Logo R7.com
RecordPlus
Record News

Entenda por que o agronegócio brasileiro registrou recorde de empregos no primeiro trimestre de 2025

Setor empregou 28,5 milhões de profissionais, um crescimento de 0,6% em relação ao ano anterior

Record News Rural|Do R7

  • Google News

O agronegócio brasileiro atingiu um recorde de 28,5 milhões de empregos no primeiro trimestre de 2025, marcando um crescimento de 0,6% em comparação ao mesmo período do ano anterior. Em entrevista ao Record News Rural desta quinta-feira (26), Renato Conchon, coordenador do núcleo econômico da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), explicou que o aumento é resultado de dois fatores principais.

"O primeiro é a boa expectativa para a safra agropecuária ao longo deste ano, e o segundo é que, no primeiro trimestre de cada ano, os demais setores da economia nacional, como comércio e serviços, normalmente eles demitem", explica Conchon.

Segundo ele, o resultado é reflexo de uma maior contratação de profissionais nos últimos meses do ano, principalmente para as festividades. Enquanto os outros segmentos enfrentam desligamentos no início do ano, o agronegócio vai na contramão, ampliando as vagas de emprego no campo para atender à crescente demanda por produção e especialização.

Além disso, o setor tem observado um aumento na formalização dos postos de trabalho e na participação feminina, que já representa quase 40% do total de empregados. A escolarização também tem sido um fator importante, com maior demanda por trabalhadores qualificados.

O agronegócio é responsável por cerca de 27% das contratações no país e representa 50% das exportações brasileiras, consolidando sua importância crucial para a economia nacional.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.