Logo R7.com
RecordPlus
Record News

Estoque de café brasileiro nos EUA deve durar por poucos meses e pesará para a população; entenda

Após tarifas aplicadas pelo governo americano, vendas despencaram e geram preocupações para o setor, que tenta negociar

Record News Rural|Do R7

  • Google News

As tarifas impostas recentemente pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impactaram significativamente as exportações brasileiras de café. Desde 7 de agosto, data inicial das tarifas, as exportações para o mercado norte-americano caíram drasticamente. Segundo Márcio Ferreira, presidente do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil), em comparação com agosto do último ano, a queda registrada se aproxima dos 47%.

Em entrevista ao Record News Rural desta terça-feira (9), o presidente do conselho explicou que, além da diminuição em comparação ao período citado, também houve uma diminuição de 27% entre agosto e o mês anterior — um reflexo do importador que preferiu não fazer novos contratos e atrasar contratos antigos. Combinado a isso, Ferreira aponta os impactos para os próprios consumidores e a importância de manter canais abertos para a negociação, tanto com os Estados Unidos, como com o Brasil.

“A gente deve aprofundar as conversas agora do lado brasileiro para que essa pequena porta que foi aberta a gente não deixe ela se fechar e aproveite essa janela e tentar trazer de volta a pauta do ponto de vista do governo, mas a gente enquanto setor privado avança e continua acreditando na possibilidade, sim, porque o impacto da alta de preço é muito grande tanto para o importador quanto para o consumidor americano”, argumenta.

Apesar de poder recorrer a outros mercados, o representante do Cecafé acredita que a situação para o consumidor americano pode ficar ainda mais complicada caso as tarifas perdurem, uma vez que o café produzido em outras regiões do mundo não supre as necessidades estadunidenses. “Então, se ainda tem estoque de café brasileiro por lá para dois, três meses, a gente pode dizer que a situação para o bolso norte-americano em relação ao café pode piorar ainda mais se essa tarifa não for revertida”, conclui.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.