Logo R7.com
RecordPlus
Record News

Exportações de café registram queda de 27,7% em abril, mas receita cambial sobe quase 42%

Projeção para 2025, se confirmadas as condições climáticas esperadas, é de safra com potencial significativo

Record News Rural|Do R7

  • Google News

O Brasil registrou uma queda de 27,7% nas exportações de café no mês de abril, na comparação com o mesmo período de 2024. No entanto, dados do Cecafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil) divulgados na segunda-feira (12) apontam que, apesar da redução, a receita cambial atingiu o valor de US$ 1,3 bilhão (aproximadamente R$ 7,3 bilhões, na cotação atual), uma alta de quase 42%.

Considerando o acumulado do ano-safra 2024/2025, os embarques nos dez meses indicam desempenho recorde. O crescimento em volume foi de 1,5% e, em receita, de 56,3%, em relação à temporada anterior. Comparando com os quatro primeiros meses de 2025, as vendas para o exterior caíram 15,5%, enquanto a receita cambial disparou 51%.

O café arábica foi o mais exportado no primeiro quadrimestre. Mesmo com a queda de 11% nas importações, os Estados Unidos foram os principais parceiros comerciais dos grãos brasileiros. Para 2025, a projeção, se confirmadas as condições climáticas esperadas, é de uma safra com potencial significativo.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.