Logo R7.com
RecordPlus
Record News

Presidente da ABPA vê 'Brasil mais respeitado mundialmente' após país estar livre da gripe aviária

Certificado que garante esterilidade do país foi emitido em 18 de junho, gerando movimentações nos parceiros internacionais que haviam suspendido as compras

Record News Rural|Do R7

  • Google News

Os preços do frango vivo e da carne começaram a reagir após o Brasil ser certificado como livre de gripe aviária, em 18 de junho. O Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária) anunciou a reabertura de mercados internacionais que haviam imposto restrições, após o único caso registrado em granja no país, no município de Montenegro (RS), em maio deste ano.

Em entrevista ao Record News Rural desta segunda-feira (30), Ricardo Santin, presidente da ABPA (Associação Brasileira de Proteína Animal), explica que a transparência e rapidez nas medidas, principalmente pelos produtores, foram cruciais para controlar o único caso registrado e mostrar a responsabilidade do país perante o mundo. “Simplesmente é um Brasil mais fortalecido e mais respeitado mundialmente”, completa Santin.

O presidente da associação ainda pontua que o maior perigo dessa doença, que não se transmite para as pessoas pelo consumo da carne, das aves e dos ovos, é a morte das aves — gerando uma diminuição do alimento para a população. Tal medida, além de poder interferir na segurança alimentar para o brasileiro, com 65% do que é produzido para o mercado local, pode refletir em mais de 151 países no mundo.

Apesar do certificado que garante a não proliferação da doença, Santin aponta que o reforço nas medidas sanitárias já aplicadas é essencial para se evitar possíveis infecções futuras. “Essas ações funcionaram até agora e a gente, então, tem que reforçá-las para manter o Brasil livre de influenza em aves comerciais”, finaliza.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.