Análise: González sai “de cena” e a posição de Maduro na Venezuela se solidifica cada vez mais
O líder da oposição venezuelana está em asilo político na Espanha; atitude pode ser estratégia de pacificação, segundo especialista
Record News|Do R7
A saída de Edmundo González da Venezuela pode significar a consolidação do poder de Nicolás Maduro, conforme Lier Ferreira, professor dos cursos de Direito e de Relações Internacionais do Ibmec do Rio de Janeiro, afirma em entrevista para a RECORD NEWS nesta terça-feira (10). No momento, González está em Madri, na Espanha, em asilo político, após apresentar indícios de que a vitória de Maduro teria sido forjada, ser alvo de investigações e ter sua prisão decretada.
O professor diz que a estratégia de “retirar” o líder da oposição “de cena” pode ter sido uma saída diplomática para pacificar as relações internas da Venezuela, que estavam desestabilizadas desde as eleições. “Todos esses movimentos acabam, de alguma forma, reafirmando que essas eleições estão com vários problemas; mas, do ponto de vista muito pragmático, a retirada de González significa, sim, uma certa consolidação da atual posição de Maduro.”
Últimas