Logo R7.com
RecordPlus
Jornal da Record News

'Reforço aos 12 meses é fundamental', diz presidente da SBIm sobre vacina contra meningite

Desde a inclusão da vacina meningocócica C no calendário nacional, em 2010, a incidência da doença regrediu

Jornal da Record News|Do R7

  • Google News

"Todas as vacinas do calendário da criança são muito importantes, mas a meningite meningocócica são duas doses com três, cinco meses, e esse reforço aos 12 meses é fundamental para dar proteção para a criança durante a sua infância", diz Mônica Levi, presidente da SBIm (Sociedade Brasileira de Imunizações).

Ao comentar a ampliação da imunização contra a doença no SUS (Sistema Único de Saúde), a médica salienta que a nova medida introduz um reforço que protege contra mais sorogrupos. Desde a inclusão da vacina meningocócica C no calendário nacional, em 2010, a incidência da doença regrediu.

"O número de casos diminuiu, nós vimos isso acontecer, mas ainda assim é uma doença extremamente grave, com uma mortalidade entre 20% e 24%. E, fora a mortalidade, é uma doença que pode levar a muitas sequelas permanentes para o resto da vida", afirma a doutora.

A incorportação da meningocócica quadrivalente (ACWY) na rede pública faz parte da estratégia do Brasil para eliminar as meningites até 2030, conforme proposta da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.