Logo R7.com
Logo do PlayPlus
R7 Brasília

Líder do governo na Câmara diz que isenção do IR pode ser enviada ao Congresso em março

Guimarães afirmou que Orçamento de 2025 deve ser votado até o fim do mês; isenção do IR é uma das principais bandeiras de Lula

Brasília|Ana Isabel Mansur, do R7, em Brasília

O líder do governo na Câmara, deputado José Guimarães, criticou condução de Trump nos EUA Lula Marques/ Agência Brasil - 22.08.2023

O líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), afirmou nesta terça-feira (11) que a proposta que amplia a isenção do imposto de Renda para quem recebe até R$ 5.000 por mês deve ser enviada ao Congresso Nacional ainda em março.

O projeto é uma das principais bandeiras do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e foi prometido pelo petista durante a campanha presidencial de 2022. A medida foi anunciada pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, no fim de novembro do ano passado.

Leia também

“E tem dois pontos fundamentais [para o primeiro semestre], dentre outras tantas pautas e medidas provisórias já tramitando. Mas, do ponto de vista político, as duas principais, vamos fazer esforço para votarmos o Orçamento até o fim do mês, no máximo dia 24, porque é uma necessidade do país. E o [projeto de isenção do] Imposto de Renda deverá ser encaminhado ao Congresso Nacional nos próximos dias. O presidente Lula está conversando com os dois presidentes [da Câmara e do Senado] e nós líderes seremos chamados quando a proposta estiver pronta, para dialogarmos e conduzirmos a discussão. O [projeto de isenção do] IR será enviado ainda em marco, essa é a perspectiva. Evidente que é um debate que o país precisa fazer para valer em 2026, pelo princípio da anterioridade. Tem tempo de sobra para discutir essa matéria”, destacou o deputado, após reunião com a nova ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.

Veja a lista de líderes que participaram de almoço com a nova ministra, no Palácio do Planalto:


  • PDT: Mário Heringer
  • PSB: Pedro Campos
  • PCdoB: Márcio Jerry
  • PV: Luciano Amaral
  • PSOL: Taliria Petrone
  • PT: Lindbergh Farias

A isenção do IR foi destacada por Gleisi em discurso nessa segunda, ao tomar posse como ministra.

Na segunda-feira (10), o vice-líder do PT na Câmara, Rogério Correia (PT-MG), condicionou o envio da isenção do IR à aprovação do Orçamento de 2025, ainda pendente. Como a expectativa, segundo Guimarães, é aprovar a peça orçamentária até 24 de março, pode ser que a proposta do Imposto de Renda seja encaminhada, de fato, após a análise do Orçamento.


O texto deveria ter sido apreciado em 2024, mas o relator do PLOA (Projeto de Lei Orçamentário), senador Angelo Coronel (PSD-BA), adiou a apresentação do parecer em virtude da votação do pacote de corte de gastos apresentado pelo governo federal no fim do ano passado.

Para bancar a isenção do IR e compensar a arrecadação, a expectativa do Executivo é taxar em até 10% aqueles que recebem mais de R$ 50 mil por mês.


A ideia inicial é apresentar os temas em conjunto. Há, inclusive, um acordo entre os poderes Legislativo e Executivo para os projetos serem apreciados na condição de neutralidade, ou seja, sem perda ou ganho de arrecadação.


Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.