‘Beira litigância de má-fé’, diz Moraes sobre defesa de Bolsonaro alegar depoimentos contraditórios
Ministro afirmou que oito primeiros depoimentos não são “delações”, como apontado por advogado do ex-presidente, mas uma estratégia de investigação sobre fatos
Alerta Brasil|Do R7
Na retomada do julgamento de Jair Bolsonaro e mais sete réus na trama da tentativa de golpe de Estado, nesta terça-feira (9), o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) e relator do caso, Alexandre de Moraes, questionou a sustentação da defesa do ex-presidente em apontar os oito primeiros depoimentos colhidos pela Polícia Federal como “delações contraditórias”.
“Beira o total desconhecimento dos autos, não leram os autos, ou beira litigância de má-fé. Porque basta a leitura da colaboração premiada para verificar que, por uma estratégia de investigação, mais correta ou menos correta, a Polícia Federal, ao invés de um grande depoimento único no dia 28 de agosto de 2023, resolveu fracioná-lo em oito depoimentos porque eram oito fatos diversos”, disse.
Julgamento da trama golpista
Na manhã desta terça-feira (9), a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retomou o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro e de outros sete réus pela suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022.
Após a argumentação da PGR (Procuradoria-Geral da República) e a apresentação das sustentações orais das defesas nas duas primeiras sessões, o próximo passo é a leitura dos votos dos ministros para avaliar o mérito da questão e decidir se haverá condenação, além de definir as penas.
O primeiro a se manifestar é o relator do processo, o ministro Alexandre de Moraes, seguido por Flávio Dino, Luiz Fux, Cármen Lúcia e, por último, Cristiano Zanin. A decisão será tomada por maioria simples de três votos, mas a defesa ainda pode recorrer dentro do próprio STF e atrasar a decisão final.
Além do ex-presidente, respondem pelos ataques à democracia o tenente-coronel e ex-ajudante de ordens de Bolsonaro, Mauro Cid; o deputado federal e ex-diretor-chefe da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), Alexandre Ramagem; o ex-comandante da Marinha, Almir Garnier; o ex-ministro da Justiça, Anderson Torres; o ex-ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira; o ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), Augusto Heleno; e o general Walter Braga Netto.
A PGR imputou cinco crimes aos reús, sendo elas: organização criminosa armada, tentativa de abolir violentamente o Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado por violência ou grave ameaça e deterioração de patrimônio tombado.
Últimas

Jogadores de futebol correm para fugir de redemoinho
Fenômeno acontece quando calor faz o ar quente subir rapidamente na forma de funil gigante

Paciente morre após acidente com ambulância do Samu
Veículo foi atingido por um carro e capotou; três socorristas ficaram feridos

Queda de avião mata oito pessoas no Alasca, nos EUA
Aeronave seguia para pista de pouso em instalação militar e estava perto do destino

Mais de 30 crianças são internadas após comerem merenda com detergente
Produto de limpeza em pó foi adicionado por engano no lugar do sal; três cozinheiros foram demitidos

Homem é sequestrado e feito refém por 25 horas em SP
Vítima foi atraída por mulher em aplicativo de relacionamento

Trabalhadores brasileiros morrem durante obra em Portugal
Eles pintavam a parte externa de um prédio, quando o guindaste onde estavam tombou

Carreta carregada com 32 toneladas de açúcar tomba em viaduto de Olinda (PE)
Incidente ocorreu quando o veículo perdeu um eixo inteiro durante a subida

Ministério da Justiça e Segurança Pública apresenta resultados da operação ‘Última Chamada’
Objetivo é recuperar celulares roubados e furtados; desde maio, mais de 2.400 aparelhos foram retirados das prisões brasileiras

Motorista provoca grave acidente e causa quatro mortes
Veículo bateu de frente com caminhão, que atingiu careta carregada com combustível

Acidente no RS termina com vítima em estado grave e carros destruídos
Motorista que causou colisões teria perdido controle da direção em uma curva

Menina sobrevive após cair do quinto andar de prédio
Vizinhos usaram um cobertor para tentar amortecer a queda; menina sofreu ferimentos leves

Vídeo flagra colisão de carro de mais de meio milhão de reais com poste
Dono do veículo emprestou o automóvel a um amigo para teste; ninguém se feriu

Monte Etna na Europa atrai multidões de turistas
Guias recebem até 300 pedidos por dia para acompanhar grupos; voos foram cancelados na região

Flagrante mostra caminhão atingindo carro em fila de pedágio; assista
Apesar do impacto, passageiros sofreram apenas ferimentos leves; polícia investiga causas

Carro cai em ribanceira e pega fogo nos EUA
Homem foi retirado do veículo em chamas



