Denunciados encadearam ações para abolir a democracia, diz acusação da PGR
Ministro do STF e relator do caso, Alexandre de Moraes iniciou a leitura do relatório às 9h48, no julgamento de Bolsonaro e aliados
Alerta Brasil|Do R7
A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) iniciou, nesta terça-feira (25), o julgamento da denúncia da PGR (Procuradoria-Geral da República) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras sete pessoas na suposta tentativa de golpe de Estado.
O ministro do STF, Alexandre de Moraes, começou a leitura do relatório às 9h48. Em um trecho da denúncia da PGR, ele detalha que os acusados foram responsáveis por tentar abolir o Estado Democrático de Direito: "A organização criminosa seguiu todos os passos necessários para depor o governo legitimamente eleito. Objetivo que, buscado com todo empenho e realização de atos concretos em seu benefício, não se concretizou por circunstância que as atividades dos denunciados não conseguiram superar".
Moraes complementa ainda que "o ímpeto de violência da população contra o Poder Judiciário foi exacerbado pela manipulação de notícias eleitorais baseadas em dados falsos. Ações de monitoramento contra autoridades públicas colocaram em risco iminente o pleno exercício dos poderes constitucionais”.
Julgamento de Bolsonaro e aliados no STF
O julgamento está previsto para ocorrer em três sessões: duas nesta terça, às 9h30 e às 14h, e a terceira na quarta, às 9h30. Entre os principais pontos do rito estão a leitura do relatório do relator, o ministro Alexandre de Moraes, a sustentação oral do
Procurador-Geral, Paulo Gonet, além das sustentações orais das defesas dos acusados.
O grupo julgado nesta terça-feira é considerado o núcleo central da suposta trama golpista com a liderança do ex-presidente, e inclui o general Walter Braga Netto, ex-ministro e vice na chapa de Bolsonaro nas eleições de 2022; o tenente-coronel Mauro Cid, delator e ex-ajudante de ordens da presidência; o general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional; Anderson Torres, ex-ministro da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal;
Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência; Almir Garnier, ex-comandante da Marinha; e o general Paulo Sérgio Nogueira, ex-ministro da Defesa.
A denúncia que o STF julga acusa os suspeitos de liderança de organização armada, tentativa de abolição do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União e deterioração de patrimônio tombado nos atos de 8 de janeiro de 2023.
Para o julgamento, a Corte reforçou o policiamento e restringiu o acesso aos prédios e anexos do Supremo, além de suspender os julgamentos de outras turmas do tribunal. Nesta segunda-feira (24), uma varredura antibombas foi realizada no local.
Últimas

Nova portaria inclui conteúdo de prevenção à violência na educação básica
Medida que regulamenta o projeto foi assinada pelo MEC e pelo Ministério das Mulheres

Presidente da CPMI do INSS argumenta sobre requerimentos
Discurso ocorreu durante sessão da comissão nesta quinta-feira (26)

STF julga hoje a prorrogação dos trabalhos da CPMI do INSS
Debate sobre quebra de sigilo de Fabiano Zettel, cunhado de Daniel Vorcaro, entra na pauta

Médico atualiza estado de saúde de Bolsonaro
Prisão domiciliar de 90 dias foi concedida ao ex-presidente nesta terça (24)

Confederação Nacional de Saúde alerta pacientes e familiares sobre novo tipo de fraude
Criminosos simulam entregas de exames para roubar dados bancários das vítimas

Vídeo registra momento em que bombeiros saem de casa em chamas; assista
Oficiais entraram no imóvel em busca de possíveis vítimas; ninguém ficou ferido

Entrega da declaração começa nesta segunda-feira (23)
Prazo para entrega da declaração de ajuste anual vai até o dia 29 de maio

Líder supremo do Irã promete vingança em comunicado
Ele também pediu ao regime iraniano que acabe com a segurança dos inimigos do país

Policial é atropelado em frente a uma escola nos EUA; veja o vídeo
Agente auxiliava tráfego na região, quando foi atingido pelo veículo; ele foi levado ao hospital e já recebeu alta

Trem de carga sai dos trilhos no México
Uma pessoa morreu e outras sete ficaram gravemente feridas

Especialista analisa o avanço da guerra no Irã
Israel atacou o maior complexo de gás natural do mundo; líderes mundiais se reúnem em Bruxelas

Juiz atrapalha atleta durante corrida
Ele se confundiu com outra corrida e tentou direcionar participante para pista errada

Governo anuncia medidas para ampliar fiscalização do frete
Tabela do piso mínimo e frete para caminhoneiros são os destaques

44% da população adulta do país está inadimplente
Maior concentração de devedores tem idade entre 30 e 39 anos

Lancha explode e mata duas pessoas na Indonésia; dois sobreviventes foram resgatados
Suspeita é de que um cilindro de gás rachado tenha causado o acidente



