Análise: governo ‘acerta a mão’ em programa que devolve impostos de pequenos exportadores
Projeto de lei que cria o Acredita Exportação foi sancionada pelo presidente Lula nesta segunda-feira (28)
Conexão Record News|Do R7
O presidente Lula sancionou nesta segunda-feira (28) a lei que cria o Programa Acredita Exportação, que devolverá impostos de pequenos exportadores. O projeto deve beneficiar mais de 11 mil empresas. A lei, aprovada por unanimidade pelo Congresso, no começo do mês, antecipa os efeitos da reforma tributária, que só entra em vigor em 2027.
Em entrevista ao Conexão Record News desta terça-feira (29), Rodrigo Simões, economista e professor da Faculdade do Comércio, diz que a iniciativa é uma intenção positiva. “O governo acerta a mão mesmo nessa jogada de poder apoiar, porque é o que precisa, as empresas precisam do governo, o governo precisa das empresas para poder arrecadar os impostos e arcar com saúde, segurança e os demais custos da sociedade”, analisa.
Simões ainda explica o funcionamento do programa, na prática. “Você vai ter a questão de devolução de impostos, vai ser meio que uma redução de impostos com devolução das vendas para poder compensar outro imposto, ou seja, para micro, pequenas e médias empresas”, completa.
Últimas



