Logo R7.com
RecordPlus

Análise: Índia ‘esperneia’ ao criticar importação de commodities russas por EUA e UE

Especialista ressalta queda significativa no comércio entre os países e explica por que alguns itens ainda são importados

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

A Índia acusou os Estados Unidos e a União Europeia de ainda importarem bilhões de euros em commodities russas, três anos após o início da guerra na Ucrânia. Nesta segunda-feira (4), o governo indiano chamou de injustas as ameaças feitas por Donald Trump sobre Nova Délhi, devido à compra de petróleo russo.

Em entrevista ao Conexão Record News, o professor de relações internacionais Vitelio Brustolin destaca que, apesar de ainda ocorrerem, as importações europeias de produtos russos tiveram uma queda drástica desde o início do conflito, e que os fertilizantes, comercializados pelos Estados Unidos, não são alvo de tarifas.

“Os fertilizantes nunca foram alvo das sanções [...] porque geram segurança alimentar no mundo inteiro. Alegar que a Europa é conivente, sendo que a Europa vem reduzindo progressivamente as importações da Rússia, é negar os números. A importação dos Estados Unidos é de fertilizantes”, afirma.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.