Logo R7.com
RecordPlus

Análise: países europeus passam a investir mais em defesa enquanto EUA se afastam da Otan

Finlândia irá realizar exercícios militares com aliados da Otan entre 16 e 30 de maio; objetivo é reforçar capacidade defensiva e aumentar a cooperação

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

A Finlândia vai realizar exercícios militares envolvendo tropas de países aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). Em conversa com o Conexão Record News nesta terça-feira (6), Bruno Pasquarelli, doutor em ciência política, afirma que os exercícios têm dois objetivos: defesa e preparação, e o controle da região do Ártico, por ser uma rota de passagem para navios e pelos recursos naturais da região.

“Ela (Otan) não tem mais o apoio total de seu principal aliado (EUA),” comenta Pasquarelli sobre o afastamento de Trump em relação à organização. Segundo o especialista, apesar de perder o apoio dos Estados Unidos, a Otan passou a aumentar os investimentos militares e a relação entre os países da União Europeia.

O objetivo dos exercícios é reforçar as capacidades defensivas na região e desenvolver a cooperação entre os membros do tratado. As atividades se concentram no planejamento e na execução de operações terrestres em conjunto. Cerca de 900 soldados suecos e 350 do Reino Unido vão participar da operação. A força aérea finlandesa vai apoiar as manobras aéreas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.