Análise: União Europeia disputa mercados com a China em meio a crise econômica
Bloco é acusado de dumping e terá carne suína taxada pelo país asiático
Conexão Record News|Do R7
A China investiga práticas de dumping (venda de um produto a preço muito baixo para eliminar a concorrência e dominar o mercado) e anunciou que vai impor taxa de até 62,4% sobre importações de carne suína da União Europeia a partir de 10 de setembro.
Ricardo Cabral, especialista em segurança e estratégia internacional, destaca em entrevista ao Conexão Record News desta sexta-feira (5) que, enquanto é fácil provar a prática pelo bloco, “isso está num contexto muito maior de guerra tarifária entre a União Europeia e os chineses”.
Maior consumidor de carne suína do mundo, o país asiático começou a investigação após os europeus anunciarem intenção de impor tarifas adicionais às importações de veículos elétricos chineses.
“A União Europeia está numa crise econômica muito grande. Quando ela abriu mão da energia barata russa, o setor industrial entrou em parafuso. O que tem sustentado a União Europeia são as exportações agrícolas. E a guerra com a China é justamente quem abre qual mercado”, analisa.
Últimas



