Após entrada na OTAN, Finlândia quebrou histórico de neutralidade, afirma professor
País vai sair de tratado que proíbe minas terrestres; governo também anunciou aumento de gastos gerais com defesa nos próximos anos
Conexão Record News|Do R7
Em conversa com o Conexão Record News desta terça-feira (01), Vladimir Feijó, analista internacional e professor da UniArnaldo, afirmou que a Finlândia quebrou seu histórico de neutralidade na disputa entre o ocidente e oriente quando entrou para a Organização do Tratado do Atlântico Norte para fortalecer suas defesas.
“(A Finlândia) Agora se alinha também aos países fronteiriços da Rússia ou a Bielorrússia, que abandonaram esse tratado” explica o professor, que também afirmou que o Tratado de Ottawa visa a dignidade humana e o pós-guerra, visto que a campos minados são espaços mortos.
Segundo Feijó, os países vizinhos a Rússia temem que os investimentos próprios e dos aliados não sejam o suficiente para se equiparar a capacidade russa e estariam saindo do tratado para estocarem e poderem colocar minas terrestres para evitar um avanço rápido russo.
A Finlândia anunciou que planeja se retirar do Tratado de Ottawa, que proíbe o uso de minas terrestres. O primeiro-ministro finlandês também anunciou que o país vai aumentar os gastos gerais com defessa nos próximos anos. Segundo as autoridades, a retirada do acordo permite a Finlândia comece a estocar minas terrestres.
Em conversa com o Conexão Record News desta terça-feira (1º), Vladimir Feijó, analista internacional e professor da UniArnaldo, afirmou que a Finlândia quebrou o histórico de neutralidade na disputa entre o ocidente e oriente quando entrou para a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) para fortalecer suas defesas.
“(A Finlândia) agora se alinha também aos países fronteiriços da Rússia ou a Bielorrússia, que abandonaram esse tratado”, explica o professor, que também afirmou que o Tratado de Ottawa visa a dignidade humana e o pós-guerra, visto que a campos minados são espaços mortos.
Segundo Feijó, os países vizinhos à Rússia temem que os investimentos próprios e dos aliados não sejam o suficiente para se equiparar a capacidade russa, e estariam saindo do tratado para estocarem e poderem colocar minas terrestres para evitar um avanço rápido russo.
A Finlândia anunciou que planeja se retirar do Tratado de Ottawa, que proíbe o uso de minas terrestres. O primeiro-ministro finlandês também anunciou que o país vai aumentar os gastos gerais com defessa nos próximos anos. Segundo as autoridades, a retirada do acordo permite a Finlândia comece a estocar minas terrestres.
O Tratado de Ottawa foi assinado em 1997. O premiê finlandês afirmou não haver uma ameaça militar imediata ao país, mas que a Rússia é uma ameaça de longo prazo à toda a Europa.
Últimas

Coreia do Sul avalia plano de Trump para liberar navegação
Segundo autoridades, Seul acredita que a segurança das rotas deve ser protegida

Lei altera Código Penal brasileiro para endurecer crimes patrimoniais e digitais
Norma mira especialmente delitos cada vez mais comuns no país

Novos ataques colocam cessar-fogo entre EUA e Irã em risco
Países disputam controle do estreito de Ormuz; embarcações foram atingidas nesta segunda (4)

EUA planejam aumentar restrições de visto contra a China
Segundo fontes, Pequim tem reduzido esforços para repatriar cidadãos em situação ilegal

China pede que Estados Unidos encerrem sanções contra Cuba
Na sexta-feira (1º), Trump assinou ordem executiva ampliando embargos contra governo cubano

Novo Desenrola amplia renegociação de dívidas das empresas
Medida passa a atender estabelecimentos com faturamento de até R$ 4,8 milhões

Governos da Ásia buscam alternativas para proteger economias
Banco Asiático de Desenvolvimento reduziu previsão de crescimento regional para 4,7% este ano

Europeus tentam convencer Trump a manter EUA na Otan
Decisão do governo norte-americano de retirar soldados da Alemanha surpreendeu aliados

Programa nuclear iraniano sofre danos após ataques
Segundo avaliações recentes, o tempo necessário para construção de arma nuclear não foi alterado

Banco Central julga que cortar juros é decisão certa diante da guerra no Oriente Médio
No fim de abril, BC reduziu juros em 0,25 ponto percentual, para 14,5% ao ano

Rússia e Ucrânia declaram cessar-fogo temporário até dia 9
Pausa nos combates acontece para comemoração do Dia da Vitória na Segunda Guerra Mundial

50% das mulheres brasileiras sofreram assédio em 2025
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram aumento em relação a anos anteriores

Saiba o que o governo Lula quer discutir com Trump na economia
Discussão sobre Pix, negociação do fim das tarifas e minerais estratégicos devem estar na pauta

Entenda como funciona o golpe do Pix errado e veja como usuário pode se proteger
Mecanismo especial de devolução do Banco Central pode ajudar a recuperar valores

Fechamento do estreito de Ormuz tem 'impacto enorme' na Ásia-Pacífico
Segundo a primeira-ministra do Japão, é preciso 'senso de urgência' para estabilizar fornecimento



