Logo R7.com
RecordPlus

Apresentadora revela surpresa ao encontrar empréstimo nas contas da avó com Alzheimer: 'É um abuso'

Especialista explica como pedir estorno de descontos indevidos; assista

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

O Conexão Record News desta sexta-feira (12) recebeu Andreia Antonacci, professora de Direito Previdenciário da Universidade Mackenzie Alphaville, para orientar como as pessoas devem proceder em caso de descontos indevidos, como aconteceu na fraude do INSS.

Durante a entrevista, apresentadora Kelly Godoy revelou um caso pessoal que exemplifica o problema:

"A minha avó tem Alzheimer e eu comecei a administrar as contas dela. Fui olhar e tinha um empréstimo que ela não tinha pedido. E aquilo apareceu no primeiro mês, eu liguei para saber, ela não não tinha pedido esse empréstimo de forma alguma, aí a empresa cancelou, devolveu o valor da parcela, fez o estorno do valor que eu tinha creditado automaticamente na conta dela", revelou Kelly, que classificou o caso como um 'abuso' das empresas.

"No seu caso, felizmente a sua avó teve você que foi lá e verificou. Quando nós observamos no dia a dia, muitas dessas pessoas não têm ninguém para orientar. O ideal é estar conectado ao aplicativo Meu INSS. Baixem o aplicativo, olhem os seus extratos, verifiquem se lá na sua conta tem um ícone vermelho. Se tiver, você vai verificar lá qual é o desconto que você tem. Se esse aposentado fez esse empréstimo, realmente ele vai ter o desconto. Se ele não fez, ele pode ir tanto através do próprio aplicativo ou através do número 135 ou nas agências do INSS ou dos Correios e fazer a manifestação de que ele não aderiu àquele plano", explicou Antonia.

“O ideal é que todos os segurados, todos os aposentados, eles próprios acessem as suas contas para verificar [os descontos]. É como se você estivesse todo mês observando seu holerite de trabalho”, sugeriu a especialista.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.