Logo R7.com
RecordPlus

Aumento de deputados é um ‘escárnio para a sociedade brasileira’, critica economista

Senado aprovou, nesta quarta (25), um aumento de 513 para 531 deputados no Congresso — o que pode aumentar os gastos em R$ 150 milhões por ano

Conexão Record News|Do R7

  • Google News

O Senado aprovou o aumento do número de deputados federais para 531. O texto foi votado nesta quarta-feira (25), sofreu algumas mudanças e agora volta para análise na Câmara. O aumento de 18 deputados acontecerá após as eleições de 2026. A mudança deve aumentar os gastos da Câmara em R$ 150 milhões por ano. Pelo texto aprovado, as vagas serão definidas a partir de dados oficiais de cada censo demográfico do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). 


Para Carla Beni, economista e professora da (Fundação Getulio Vargas), a decisão dos parlamentares é um “escárnio para a sociedade brasileira”. Em entrevista ao Conexão Record News desta quinta-feira (26), a professora explica que tal medida vai na contramão das orientações e pedidos feitos para a redução de gastos pelo governo, além de causar um efeito cascata, com aumento de despesas, emendas parlamentares e um recálculo no número de deputados estaduais. 

“Cada deputado desse vai carregar uma emenda parlamentar nova, ou a gente vai acreditar que os deputados existentes vão diminuir as suas emendas para poder encaixar esses 18 novos?”, conclui Carla.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.